CPI da Petrobras aprova convocação de ex-diretor preso
Renato Duque foi preso na semana passada pela Polícia Federal; o presidente da Transpetro também será convocado
A CPI mista da Petrobras aprovou nesta terça-feira a convocação do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e do presidente licenciado da Transpetro, Sérgio Machado. O ex-dirigente da estatal foi preso na última sexta-feira pela Operação Lava Jato, por suspeita de participar de um esquema de pagamento de propina na Petrobras.
A convocação dos dois estava na pauta da CPI na semana passada, mas a base governista havia esvaziado a sessão para evitar a convocação. Após a prisão de Duque, os aliados da presidente Dilma Rousseff não evitaram para impedir a convocação.
Indicado pelo PT à Petrobras, Duque é suspeito de receber propina de empreiteiras supostamente envolvidas no esquema. Ele nega as acusações. Sérgio Machado pediu licença da Transpetro após ser citado pelo ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa como responsável por um repasse de R$ 500 mil em propina.
A data dos depoimentos à CPI da Petrobras ainda será definida. Se Duque ainda estiver preso, a Polícia Federal deverá transportá-lo até Brasília.
Ildo Sauer
Durante a sessão desta terça-feira, a CPI mista também aprovou a convocação do ex-diretor de Gás e Energia da estatal Ildo Sauer. O ex-diretor da área Internacional Nestor Cerveró também foi convocado e deve ser obrigado a comparecer em outra ocasião além da acareação que será feita com o ex-diretor de Abastecmento Paulo Roberto Costa.