Datafolha: Marta Suplicy é considerada melhor prefeita de SP dos últimos 40 anos; veja ranking
Logo depois da petista, Paulo Maluf (PP) é quem aparece como melhor avaliado pelos paulistanos
Pesquisa Datafolha apontou Marta Suplicy (PT) como a melhor prefeita de São Paulo nos últimos 40 anos, segundo 16% dos entrevistados, enquanto o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi citado por 3%.
Pré-candidata à vice-prefeita na chapa de Guilherme Boulos (Psol), a petista Marta Suplicy foi escolhida como a melhor prefeita que São Paulo teve nos últimos 40 anos, segundo pesquisa Datafolha. Marta foi mencionada por 16% dos entrevistados.
Já do outro lado do espectro político, o principal adversário de Boulos nas próximas eleições, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) é citado por 3% dos entrevistados como o melhor prefeito. Ele figura abaixo de nove políticos, em um ranking com 12 personalidades citadas pelos entrevistados.
Apesar da disparidade de avaliação, a grande aprovação de Marta Suplicy não parece garantir favoritismo para Boulos no pleito deste ano. Ainda de acordo com o Datafolha, o candidato do Psol está empatado com Nunes em três cenários distintos para a corrida eleitoral.
Confira a lista de pessoas citadas pelos entrevistados e o percentual dos que os escolheram como melhor prefeito nos últimos 40 anos:
- Marta Suplicy (PT) - 16%
- Paulo Maluf (PP) - 13%
- Mário Covas (foi prefeito pelo MDB); Luiza Erundina (prefeita pelo PT) e Fernando Haddad (PT) - 11%
- Bruno Covas (PSDB) - 10%
- João Dória (PSDB) - 6%
- Jânio Quadros (PTB) - 5%
- José Serra (PSDB) - 4%
- Ricardo Nunes (MDB) - 3%
- Gilberto Kassab (DEM e depois PSD) - 2%
- Celso Pitta (antigo PTN) - 1%
Outros 3% não consideraram nenhum político como o melhor prefeito da cidade nos últimos 40 anos. Já outros 3% preferiram não responder.
A pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 11, aconteceu entre a última quinta, 7, e sexta-feira, 8. Ao todo, 1.090 eleitores foram ouvidos na capital paulista. Segundo o Datafolha, a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-08862/2024.