De 'ganhou com voto impresso' a 'derrota do Brasil': A reação nas redes à reeleição de Pacheco
Com 49 votos, senador foi reeleito presidente do Senado Federal por mais dois anos
O deputado federal Rogério Correia, do PT, aproveitou a reeleição de Rodrigo Pacheco para provocar os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro: 'Pacheco ganhou com voto impresso e Bolsonaro vai querer anular pedindo voto em urna eletrônica?', ironizou o petista.
O senador Renan Calheiros, também aliado do presidente Lula, aproveitou a oportunidade para destacar o momento político vivido pelo país: 'o Senado é o santuário da democracia, da verdade, da vida, da ciência, da paz e equilíbrio. Por isso reelegeu Rodrigo Pacheco por mais dois anos no comando da casa e fez sua parte na desbolsonarização do país', disse.
Com voto declarado em Rogério Marinho, o senador Alessandro Vieira parabenizou o vencedor, desejou sucesso na missão, e, a exemplo de Calheiros, ponderou que derrotas fazem parte da 'lógica da democracia'.
Outras oposicionistas, contudo, não se esforçaram para disfarçar o incômodo com a derrota. O deputado federal Marcel van Hattem chamou a vitória de Pacheco de 'derrota do Brasil', e argumentou que 'a manobra para impedir senadores de abrirem seus votos é um golpe na vontade dos eleitores que cobraram posição transparente de seus representantes'. O deputado federal General Girão também reclamou do voto secreto: 'Sem votação aberta, os eleitores não conseguem cobrar seus parlamentares'.
O deputado federal Ricardo Salles disse que o resultado da eleição no Senado era 'triste, mas não surpreendente'. Para o ex-ministro do governo Bolsonaro, 'não foi apenas Marinho quem perdeu. A derrota maior foi do parlamento como um todo, da democracia e do futuro do Brasil'.
Rogério Correia
Pacheco ganhou com voto impresso e Bolsonaro vai querer anular pedindo voto em urna eletrônica? Rsrsrs
Não Vai Ter Golpe!
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) February 1, 2023
Renan Calheiros
O Senado é o santuário da democracia, da verdade, da vida, da ciência, da paz e equilíbrio. Por isso reelegeu Rodrigo Pacheco por mais 2 anos no comando da Casa e fez sua parte na desbolsonarização do País. Vamos às pautas do crescimento, emprego, estabilidade e dignidade.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) February 1, 2023
Alessandro Vieira
Parabenizo o senador Rodrigo Pacheco, reeleito para a presidência do Senado. Desejo sucesso na missão e que os necessários ajustes na condução da casa sejam realizados. Essa é a lógica da democracia que tanto defendemos.
— Alessandro Vieira (@_AlessandroSE) February 1, 2023
Marcel van Hattem
Vitória de Pacheco no Senado é derrota do Brasil. A manobra para impedir senadores de abrirem seus votos é um golpe na vontade dos eleitores que cobraram posição transparente de seus representantes. O trabalho e a oposição no Senado e no Congresso terão de ser ainda maiores!
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) February 1, 2023
Ricardo Salles
Triste, mas não surpreendente, o resultado da eleição no Senado. Não foi apenas Marinho quem perdeu. A derrota maior foi do parlamento como um todo, da democracia e do futuro do Brasil.
— Ricardo Salles (@rsallesmma) February 1, 2023
General Girão Monteiro
Mais uma vez, a "força" da negociata e da politicagem, através de derrames de cargos públicos no segundo escalão, proporcionou mais uma derrota para a Democracia brasileira. Sem votação aberta, os eleitores não conseguem cobrar seus parlamentares. É mais um golpe na transparência
— General Girão Monteiro (@GeneralGirao) February 1, 2023