De olho em 2014, Dilma concede entrevista ao Programa do Ratinho
Faltando um ano para a eleição presidencial de 2014, a presidente Dilma Rousseff concedeu entrevista ao apresentador Carlos Massa, o Ratinho, do SBT. A entrevista vai ao ar na emissora na próxima segunda-feira e, segundo o apresentador, teve um caráter mais pessoal do que político.
“É como entrevistas no meu programa, bem pessoal. Do que ela gosta, de que tipo de música, o que ela faz no Palácio quando está sozinha. É uma coisa bem pessoal”, afirmou Ratinho ao deixar o Palácio da Alvorada, reiterando que “não foi uma entrevista política”.
“Ela não falou sobre campanha. Ela falou que está otimista com o Brasil, em função do que está acontecendo no pré-sal, essas coisas. Que ela vai ter muito mais verba para a educação e que vai ser uma entrevista boa, bem informal”.
Segundo a ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Helena Chagas, não houve mudança na política de comunicação do Planalto ao receber o apresentador. Ao falar com Ratinho, Dilma evita uma entrevista mais dura que pode pressioná-la com assuntos políticos e ainda se aproxima de uma parcela mais popular do eleitorado. O apresentador já entrevistou outros pré-candidatos ao Planalto, como Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (sem partido), além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Não existe nenhum tipo de mudança na politica de comunicação. A presidenta sempre gravou para esse tipo de programa e para outros tipos de programa também. Se vocês se lembrarem, a presidenta fez Hebe, já fez Fantástico, já fez Ana Maria Braga, já fez aquele da Manhã da Record... Então não é uma novidade”, explicou a ministra.
Segundo Helena, o apresentador passeou por áreas da residência oficial da presidente, e tratou de “diversos temas”. Sobre eleição, a ministra disse que não foi tratado “praticamente nada”. Ela evitou antecipar os temas da entrevista. “Não posso trair o SBT”, disse.
Experiente na televisão, Ratinho disse que o desempenho da presidente diante das câmeras foi bom. “Ela se saiu muito bem, estava muito bem humorada”. Ele antecipou apenas uma declaração de Dilma. “Falou que o neto, quando vai mexer em alguma coisa, ela fala: ‘não mexe aí, porque isso aí é do povo brasileiro, não é teu. Só pode mexer nas minhas coisas’”, relatou o apresentador.