Deputado estadual do PR morre em acidente de avião
Corpo de Bernardo Ribas Carli, de 32 anos, será velado na Prefeitura de Guarapuava, a partir das 8 horas desta segunda-feira (23)
O deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB-PR), de 32 anos, morreu nesse domingo (22) em um acidente aéreo perto do município de Paula Freitas (PR), quase na divisa do Paraná com Santa Catarina. Segundo a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros, a aeronave modelo Seneca prefixo PR-DMC caiu por volta das 11h30.
Além do parlamentar, o piloto Laércio Tavares da Silva e o copiloto Luis Fernando Correia de Souza morreram. Ainda não há informações sobre o que teria causado a queda do avião. O tucano saiu de Guarapuava, onde nasceu e mantinha seu domicílio eleitoral, com destino a União da Vitória. Ele participaria da 62ª edição da Festa do Motorista, na mesma cidade, a convite do prefeito Santin Roveda.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) informou que, diante da complexidade do acidente, foram deslocadas equipes de Curitiba do Instituto Médico Legal (IML), com odontologistas, para reforçar o trabalho de identificação. A Polícia Civil vai instaurar um inquérito policial, que tramitará paralelamente às apurações pelos órgãos da aviação Civil.
De família tradicional na política paranaense, Bernardo é filho de Fernando Ribas Carli, que foi prefeito de Guarapuava em três oportunidades, e irmão do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, condenado pelas mortes de dois jovens em um acidente de carro ocorrido em 2009. Era administrador de empresas e cumpria seu segundo mandato na Assembleia Legislativa (Alep).
O velório acontece na Prefeitura de Guarapuava, a partir das 8h desta segunda-feira (23) e o velório será às 16h. "Bernardo e eu compartilhamos a mesma vocação e vínhamos construindo juntos, ao modo da nossa geração, uma parceria cujos resultados já se fazem presentes no grande momento que estamos vivendo em Guarapuava e em toda a região. Dá uma tristeza imensa vê-lo partir tão cedo, justo quando nos preparávamos para novos e ousados projetos", disse o prefeito da cidade, César Silvestri Filho.
Luto oficial
A Alep, o governo do Paraná e a Prefeitura de Guarapuava decretaram luto oficial de três dias. Segundo a assessoria de imprensa do Legislativo, entre os principais projetos aprovados pelo deputado estão o que garante aos doentes de câncer a isenção fiscal no Estado e o que reserva vagas para pessoas com deficiências na terceirização de serviços públicos. Outra lei de autoria de Carli é a que exige a identificação de membros de torcidas organizadas nos estádios de futebol.
A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), informou que as bandeiras do Estado e do País ficarão a meio mastro em todas as repartições públicas. "Em nome dos paranaenses, o Governo do Estado manifesta o mais profundo sentimento de pesar e solidariedade aos familiares do parlamentar e dos demais ocupantes da aeronave acidentada", diz o comunicado.
"Conhecia o Bernardo desde pequeno, acompanhei o seu nascimento e toda a sua trajetória política, desenvolvida com talento e idealismo. Bernardo já brilhava e iria brilhar muito mais, não tenho dúvidas. Sentirei muito a falta do sorriso contagiante, da alegria e da forma respeitosa como tratava as pessoas ao seu redor. Minha solidariedade à família Carli e às famílias dos profissionais que realizavam o voo", afirmou Cida.
O Diretório Estadual do PSDB soltou nota lamentando a morte do "atuante deputado". "Bernardo fazia parte de uma nova geração de políticos, que deixa como legado o trabalho sério, inovador e competente. Sempre defendendo os interesses de sua amada Guarapuava. O PSDB se solidariza com a família e amigos nesse duro momento".
O ex-governador Beto Richa (PSDB) e outras lideranças políticas se pronunciaram por meio das redes sociais. "Profundamente abalado com a notícia da trágica morte do amigo e jovem deputado Bernardo Ribas Carli. Que Deus, na sua imensa benevolência, conforte a família neste momento de grande dor. Eu e Fernanda sofremos juntos a ausência repentina do Bernardo, ao lado da sua família", escreveu Richa.
"Triste com a notícia da morte do deputado Bernardo Ribas Carli. Tive a oportunidade de ser parlamentar ao lado dele em dois mandatos, sempre com uma relação mútua de respeito. Fica a lembrança de um jovem idealista e trabalhador. À família e amigos os nossos sentimentos", comentou o também deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB).
"Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos", completou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep, Nelson Justus (DEM).