Dilma completa 69 anos e recebe homenagem do PT
Dilma foi a 1ª presidente mulher do Brasil e a 1ª impeachmada
A ex-presidente Dilma Rousseff comemora nesta quarta-feira (14) seu aniversário de 69 anos de idade, após se tornar a primeira política brasileira a sofrer um impeachment.
No Facebook, a ex-mandatária foi homenageada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com um vídeo repleto de mensagens de felicitações de seus eleitores .
Dilma Vana Rousseff nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1947. Ela é filha de uma professora e de um advogado de origem búlgara. Na época da ditadura militar (1964 - 1985), foi militante do grupo Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e chegou a ser presa e torturada. Libertada, mudou-se para o Rio Grande do Sul no início dos anos 1970, quando se formou em Economia.
Em 2002, Dilma foi escolhida como ministra de Minas e Energia do governo Lula, após ocupar cargos no governo gaúcho. Três anos depois, foi indicada para a Casa Civil, quando José Dirceu deixou o cargo em meio ao escândalo do mensalão.
No ano de 2010, a sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrotou José Serra e venceu as eleições, tornando-se a primeira presidente mulher do país. Em quatro anos, seu governo foi marcado pelo aumento de gastos com programas sociais, o que, segundo especialistas, resultou na atual crise econômica e política.
Dilma se reelegeu em 2014, mas com pequena margem de votos. Neste ano, ela entrou novamente para a história. No dia 31 de agosto, Dilma foi afastada da Presidência e condenada ao impeachment, sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidades fiscal.