Dilma é aplaudida de pé em evento com catadores; Haddad e Maluf são vaiados
A presidente da República Dilma Rousseff participou, na manhã desta quinta-feira, de um evento voltado para catadores de lixo no pavilhão oeste do Anhembi, na zona norte de São Paulo. A ExpoCatadores está em sua quarta edição e vai até esta sexta-feira na capital paulista. O evento tornou-se uma tradição graças ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que costumava participar da feira de negócios.
Ao lado da presidente, aplaudida de pé pelos catadores, estavam grande parte dos ministros e deputados federais e estaduais de São Paulo, como Marta Suplicy (Ministério da Cultura), Alexandre Padilha (Saúde), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) e Aloísio Mercadante (Educação). O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também participou da solenidade no Anhembi.
Porém, apesar da comemoração dos catadores pela presença das diversas autoridades, o público fez questão de vaiar o deputado federal Paulo Maluf (PP), que ao receber as sonoras vaias sorriu e mandou beijos ao público. O prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi o primeiro a falar e também não foi bem recebido pelas centenas de catadores do evento. Um misto de vaias e aplausos saiu do público da ExpoCatadores 2013.
Em seu discurso, Dilma ressaltou a importância da categoria para todas as cidades do País e também a presença de diversas autoridades no evento.
“É importante que a presidente da República tenha um compromisso anual, que é esse momento que sou recebida pela população de rua e pelos catadores de material. Tenho a honra de vir aqui todo ano. É meu terceiro Natal com vocês. Sigo a tradição inaugurada pelo presidente Lula que começou esta tradição a qual tenho honra de continuar. Por isso esse encontro nosso é uma confraternização, me que fica claro que meu governo reconhece, considera e olha os catadores e a população de rua como cidadãos do nosso País”, disse a presidente.
Dilma disse ainda que sua presença em eventos desse porte faz com que ninguém esqueça a origem de seu governo e que a exclusão social não deve ser lembrada.
“É uma oportunidade também para lembrar que a origem do meu governo, a origem do governo do presidente Lula está nas lutas sociais e mostram que continuamos mantendo um compromisso firme com os movimentos sociais. É uma oportunidade para firmar que hoje o Estado brasileiro trabalha para todos os cidadãos e quando eu digo todos, eu digo todos mesmo. Vocês são parte do povo brasileiro e nós temos de olhar com toda atenção”, disse.
A presidente da República lembrou que é a primeira vez que o evento é realizado no Anhembi, local de importantes feiras de negócios. “Nós estamos no caminho certo. Até pouco tempo atrás os catadores de recicláveis não existiam para as políticas de governo. Hoje, além de existir, vocês realizam uma feira de negócios em pleno Anhembi, lugar onde se realizam as feiras mais complexas do País. Quanta mudança. Os catadores hoje estão no Anhembi. É impressionante a mudança que vocês conquistaram com o esforço de vocês. Que essa comemoração de hoje nos inspire e nos ajude a iluminar os caminhos”, completou.
Fernando Haddad, que abriu o discurso nesta quinta-feira e também participou da abertura do evento ontem, voltou a falar do anúncio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que investirá R$ 40 milhões na área de reciclagem e captação de lixo. Segundo o prefeito, em maio de 2014, São Paulo vai inaugurar as duas primeiras centrais mecanizadas de reciclagem. De acordo com ele, a meta é que a cidade recicle 10% de seu lixo até 2016. Hoje, apenas 1% do lixo de São Paulo é reciclado.