Dilma recebe Lula em semana de recuperação de popularidade
A presidente Dilma Rousseff recebeu na manhã desta quarta-feira seu mentor político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, sua residência oficial. O encontro durou duas horas e faz parte de uma rotina quinzenal de encontro entre ambos e ocorre dias após a divulgação de pesquisa Datafolha que aponta uma retomada na popularidade de Dilma.
Lula veio a Brasília para um evento de apoio à candidatura de reeleição do atual presidente do PT, Rui Falcão, para mais um mandato à frente do partido. Ontem, em entrevista coletiva, Lula afirmou que "quando chegar no momento da eleição, ela (Dilma) vai disputar eleição, vai ganhar a eleição e vai continuar cuidando do povo brasileiro".
A pesquisa Datafolha, divulgada no último sábado, apontou uma ligeira recuperação da popularidade da presidente, que viu sua taxa de aprovação desabar em 35 pontos percentuais. O índice dos que consideram o governo ótimo ou bom subiu de 30% no final de junho, no auge dos protestos, para 36%. O ápice da aprovação ocorreu em março, quando 65% consideravam a sua gestão ótima ou boa. Na pesquisa deste mês, o índice dos que julgam o mandato ruim/péssimo variou de 25% para 22%, e aqueles que o consideram regular oscilou de 43% para 42%.
Nos cenários de embates, chamou a atenção da pesquisa o quadro de que Lula venceria em primeiro turno no ano que vem - ao contrário de Dilma. O ex-presidente garantiu na noite de terça-feira que não pretende retornar ao cargo. "Eu não sou candidato. Eu já fiz o que eu tinha de fazer. Agora é hora da Dilma fazer", afirmou, na ocasião.