''É se humilhar demais'', diz Lula sobre pedido de Bolsonaro a Biden
Segundo a 'Bloomberg', presidente teria pedido ajuda ao mandatário americano nas eleições de outubro
O ex-presidente Lula (PT) classificou como 'humilhação' o suposto pedido de ajuda feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) a Joe Biden para ganhar as eleições de outubro. A declaração foi dada em entrevista à rádio Vitoriosa, de Uberlândia, nesta terça-feira, 14.
''Eu vi na imprensa americana que o presidente Bolsonaro foi aos Estados Unidos pedir para o Biden ajudar ele a não deixar eu ganhar as eleições. Eu não acredito que seja verdade, porque é se humilhar demais'', afirmou.
O petista se referiu à informação divulgada pelo serviço de notícias 'Bloomberg', no último sábado, 11. Segundo a publicação, Bolsonaro retratou Lula como um "risco para os interesses americanos".
A matéria causou reação entre políticos brasileiros. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que integra a campanha de Lula, opinou nas redes que o suposto pedido de ajuda deveria configurar crime.
"Em qualquer lugar do mundo, pedir a intervenção de uma nação estrangeira em assuntos internos é crime de alta traição à pátria", publicou.
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, concordou com o parlamentar e disse que o episódio é "caso de impeachment".
"É humilhante para o Brasil ter um presidente que pede ajuda aos EUA para ganhar eleições. Pediu um golpe! Despreza a soberania popular. Tem razão, Randolfe, é caso de impeachment", escreveu.
Nesta segunda, 13, Bolsonaro negou que tenha feito o pedido e reforçou que a matéria seria apenas “especulação”.