Em nota, Delcídio culpa adversários por acusações de desvio
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) respondeu em seu site à reportagem publicada na manhã desta terça-feira pelo Terra, Delcídio é citado em investigação da PF de desvio de recursos, que menciona a Operação Uragano da Polícia Federal, na qual é citado em áudios de um suposto esquema de desvios de recursos em obras públicas de Dourados, a 198 km de Campo Grande. Segundo sua assessoria, o relatório da PF ao concluir as investigações nada traz em relação ao senador, que afirma que se trata de "mais uma investida de seus adversários políticos".
Confira a nota do senador na íntegra:
Resposta do senador Delcídio para a matéria do Portal Terra
Em relação à matéria "Delcídio é citado em investigação da PF de desvio de recursos", publicada por esse portal nesta terça-feira, 24 de maio, que reproduz suposta conversa entre os ex-secretários da prefeitura de Dourados Eleandro Passaia e Jorge Torraca, sobre o suposto envolvimento do senador Delcídio do Amaral nos fatos apurados pela Operação Uragano, a assessoria do senador esclarece o seguinte:
1 - O inquérito no qual a reportagem do Terra se baseou para escrever a matéria foi conduzido em segredo de Justiça em face da fragilidade das denúncias relacionadas aos parlamentares federais. O acesso aos autos, nestes casos, é restrito a advogados.
2 - Ao se examinar os autos do processo, nas folhas 1787/1789, constata-se que o ex-secretário de Obras de Dourados, Jorge Torraca, ao depor na Polícia Federal, sequer cita o nome do senador nos fatos apurados pela Operação Uragano. Isso pode ser constatado ao se conferir cópia do depoimento, que está em anexo.
3 - Nos mesmos autos, folhas 1728/1731, que contém o depoimento prestado à Polícia Federal pelo empreiteiro Geraldo Alves de Assis, o "Geraldinho", citado pela reportagem do Terra, também não existe menção ao senador Delcídio. Isso também pode ser conferido em cópia do depoimento, em anexo.
4 - A prova cabal de inexistência de qualquer envolvimento de Delcídio do Amaral com os fatos apurados na Operação Uragano é o próprio relatório feito pela Polícia Federal ao concluir as investigações, que nada traz em relação ao senador.
5 - Em face das insinuações ofensivas e destituídas de veracidade feitas pelo ex-secretário Eleandro Passaia em relação à Delcídio, o senador propôs em 18.11.2010 ação penal contra o referido ex-secretário, ação essa que tramita na 4ª Vara Criminal de Campo Grande (MS) sob o número 0067832/91.2010.8.12.0001.
6 - O senador Delcídio do Amaral não tem dúvida de que a divulgação de reportagens como a feita pelo site Terra é fruto de mais uma investida de seus adversários políticos, que não se conformam com a correção e a isenção com as quais ele conduz seu mandato, e tentam, de maneira desesperada, manchar sua honra.
Campo Grande (MS), 24 de maio de 2011
Carlos Eduardo Bortolot
Assessor de Imprensa