Embraer produzirá Super Tucano em parceria com portuguesa Ogma
Iniciativa ampliará a capacidade de fornecer aviões de defesa aos países membros da União Europeia e Otan
LISBOA, ENVIADA ESPECIAL - Em sua visita a Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai oficializar um acordo que prevê a produção e manutenção da aeronave de defesa Super Tucano em parceria da Embraer com a portuguesa Ogma. Conforme o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro da Silva, confirmou com exclusividade ao Estadão/Broadcast ao chegar a Lisboa na manhã desta sexta-feira, 21, os aparelhos serão fabricados seguindo os padrões da Otan, o que não acontece no Brasil.
Com isso, a Embraer ampliará a capacidade de fornecer aviões de defesa aos países membros da União Europeia e Otan. Segundo informações não oficiais, vários países membros do Tratado do Atlântico Norte já demonstraram interesse em adquirir as aeronaves.
O Embraer EMB-314 "Super Tucano" é uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado que foi desenvolvido no Brasil e atualmente é produzido em duas linhas de montagem, em solo brasileiro e nos Estados Unidos. Está certificado de acordo com os padrões militares mais atuais pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
Atualmente, a Ogma já tem parceria com a Embraer na produção do KC 390, que é um avião militar destinado ao transporte e lançamento de cargas e tropas. Também é usado em operações de reabastecimentos aéreos, busca e resgate e combate a incêndios florestais.
Lula permanece em Portugal até terça-feira feira, 25, depois segue para a Espanha na primeira visita à Europa em seu terceiro mandato.