Empresa ligada a Marçal é denunciada por se passar como seguradora sem registro
Loovi Seguros, empresa da qual o ex-candidato à prefeitura de São Paulo é investidor, não está credenciada junto à Susep
A Loovi Seguros, empresa da qual o ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) é investidor, foi denunciada pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros (Fenacor) por se apresentar como seguradora de veículos sem ter o registro para exercer a atividade. As informações da denúncia foram publicadas inicialmente pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, e confirmadas pelo Terra.
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A Fenacor, que pediu a suspensão das atividades da empresa ligada ao coach e influencer, alega que a Loovi não está credenciada junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia ligada ao Ministério da Fazenda responsável pela regulação do setor, e nem seguradora é, mas uma representante de seguros. A entidade solicitou a concessão de medida cautelar a partir de apuração da autarquia, e a aplicação de sanções administrativas.
“Há, de nossa parte, uma grande preocupação com a integridade do mercado. Por essa razão, apresentamos a denúncia e solicitamos a imediata de intervenção da Susep para garantir a proteção dos consumidores e assegurar o cumprimento das regulamentações do mercado de seguros”, afirma o presidente da Fenacor, Armando Vergilio.
A Loovi se chama CW Technology Ltda. e usa o nome fantasia Loovy Technology. Por lei, segundo a Fenacor, ela não pode se identificar como seguradora sem estar credenciada pela Susep. Também não poderia prometer coberturas específicas, como o faz abertamente nas redes. A Loovi foi procurada pelo Terra para se posicionar diante da denúncia da Fenacor, mas ainda não tivemos resposta. A reportagem também fez conatato com a Susep para confirmar o teor da denúncia e aguarda retorno.
Divulgação de influenciadores
A Loovi ganhou notoriedade nas redes com a divulgação de Marçal e influenciadores como Renato Cariani, sócio de Marçal, e na TV aberta com a publicidade feita por famosos como Whindersson Nunes e Celso Portiolli, seu garoto propaganda.
Nesses anúncios, a empresa promete seguros “50% mais baratos” do que a concorrência com aprovação em até cinco minutos em um ambiente totalmente digital, sem necessidade de perícia ou avaliação do veículo, dispensando a figura dos corretores.
Nas redes, o perfil da empresa aposta na versão de que “vários famosos” já estão usando o serviço, o que é reforçado pela participação de Whindersson, Portiolli, Tirulipa e o próprio Marçal.
A federação pede que a autarquia apure os vínculos de Marçal com a Loovi. A representação também pede a investigação de realização de sorteios irregulares de um ano de cobertura grátis, sem registro e nem autorização da Secretaria de Prêmios e Apostas da Fazenda.
O Terra procurou a assessoria de Marçal em busca de um posicionamento, mas não tivemos retorno. Se o fizer, o texto será atualizado.