'Estarrecido', Moro lamenta cassação de Dallagnol: "Voz honesta na política"
Tribunal Superior Eleitoral decidiu pela cassação do mandato de deputado do ex-procurador do MPF, com base na Lei da Ficha Limpa
O senador Sergio Moro (União-PR) se disse estarrecido com a cassação do mandato de deputado de Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Com a decisão, o ex-procurador do Ministério Público Federal (MPF) perde o mandato na Câmara e seus votos serão computados para o partido.
"Estou estarrecido por ver fora do Parlamento uma voz honesta na política que sempre esteve em busca de melhorias para o povo brasileiro. Perde a política", escreveu Moro, em sua página no Twitter.
Moro e Dallagnol ganharam fama nacional durante a Operação Lava Jato - o senador, como juiz atuante na investigação e o agora deputado cassado como procurador. Em janeiro, os dois foram questionados sobre seus gastos de campanha, em ações movidas pela federação Brasil da Esperança, que reúne os partidos PT, PV e PCdoB.
A federação também foi autora da ação julgada nesta terça-feira, 16, que culminou na cassação de Dallagnol.
Cassação repercutiu na internet
Após o término do julgamento, a cassação de Dallagnol rapidamente se tornou o assunto mais comentado das redes sociais. Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi preso no âmbito da Operação Lava Jato, se manifestaram com ironias, versículos bíblicos e tom de dever cumprido.
Agora Deltan Dallagnol tem um power point pra chamar de seu! Cassado!
Responde a processos administrativos pendentes como procurador, ou seja, é ficha suja. Também foi condenado pelo TCU por gastos com diárias e passagens na operação Lava Jato.
Eita que dia hein?!
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) May 17, 2023
Deltan Dallagnol delinquiu no MP ávido pelo poder. Para fraudar a lei antecipou a exoneração para fugir da ficha limpa, mesmo com 2 condenações no CNMP - 1 de minha autoria - e 15 processos. A Justiça tarda, mas não falha. O TSE cassou o mandato do pivete ficha suja da Lava Jato.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) May 16, 2023
Sobre julgamento realizado hoje no TSE, lembrei-me de um texto bíblico, que dedico ao presidente @LulaOficial:
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!”
Está em Mateus 5,6.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) May 17, 2023
E repercurtiu na Câmara
Ainda na noite desta terça-feira, 16, o deputado federal Glauber Braga (Psol - RJ) fez uma provocação para o deputado cassado, evocando novamente o PowerPoint da Lava Jato.
"Eu só lamento que ele não vai poder subir àquela tribuna mais para responder aos questionamentos que eu fiz a ele na última quinta-feira, porque agora é o ex-deputado Deltan Dallagnol", disse, se referindo a ocasião perguntou ao ex-procurador da Lava Jato sobre patrimônios que teriam sido adquiridos por ele.
Em seguida, Glauber Braga sugeriu uma outra forma do ex-procurador da Lava Jato responder às perguntas feitas por ele: "Como ele não vai subir a tribuna, ele talvez tenha a opção de responder aos questionamentos que eu fiz em algum outro lugar ou quem sabe talvez até por uma apresentação de PowerPoint", afirmou em tom de deboche.
DELTAN DALLAGNOL ACABA DE TER O MANDATO CASSADO!
Glauber acaba de fazer uma sugestão ao agora ex-deputado Deltan Dallagnol no plenário da câmara. #Equipe pic.twitter.com/4ffA0vSFTD
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) May 17, 2023