Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

"Exemplo de Jesus": Lula demonstra apoio a padre Júlio Lancellotti sem citar CPI

Sacerdote é alvo de vereadores de direita da capital paulista que querem abrir uma CPI contra ele e ONGs que atuam na Cracolândia

4 jan 2024 - 17h59
(atualizado às 19h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha do Alvorada, após cirurgias
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha do Alvorada, após cirurgias
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou seu perfil no X, novo nome do Twitter, nesta quinta-feira, 4, para demonstrar apoio ao padre Júlio Lancellotti. O sacerdote, famoso por ações de assistência à população de rua em São Paulo, é alvo de vereadores de direita da capital paulista que querem abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra ele. Lula não citou o movimento dos vereadores.

"Graças a Deus a gente tem figuras como o padre Júlio, na capital de São Paulo, que há muitos e muitos anos dedica a sua vida para tentar dar um pouco de dignidade, respeito e cidadania as pessoas em situação de rua. Que dedica sua vida a seguir o exemplo de Jesus", declarou o presidente da República. "Seu trabalho e da Diocese de São Paulo são essenciais para dar algum amparo a quem mais precisa", disse Lula.

Mais cedo nesta quinta, a arquidiocese de São Paulo disse em nota estar perplexa com a iniciativa dos vereadores. Na quarta, foi divulgada a notícia de que o vereador Rubinho Nunes (União Brasil) havia conseguido assinaturas suficientes de colegas para criar o colegiado.

Apesar da ofensiva, a iniciativa pode sofrer um revés. Desde a divulgação do nome dos vereadores que assinaram o documento, ao menos quatro já anunciaram a intenção de retirar o apoio ao requerimento. Os parlamentares se dizem enganados e surpresos com o direcionamento da CPI.

"Assinei uma CPI que em momento algum falava em investigar os trabalhos sérios do padre Júlio Lancelotti. Fui surpreendido ontem com essa enxurrada de notícias. Desvirtuou o objeto. Retiro minha assinatura e sinalizo que se a proposta for ao plenário eu votarei contra", afirmou o vereador Sidney Cruz (Solidariedade), ao Estadão.

Thammy Miranda afirma não apoiar CPI que mira padre Júlio Lancellotti:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade