Famosos criticam protestos pelo impeachment de Dilma
Atriz da Globo denunciou edição de vídeo não autorizada para angariar apoio às manifestações
Enquanto muitos confirmam presença pelas redes sociais nas manifestações contra o governo de Dilma Rousseff, no próximo dia 15, em diversas cidades do País, outros ironizam e criticam o pedido de impeachment da presidente, uma das grandes reivindicações dos protestos. Famosos têm postado mensagens de apoio à presidente, ou simplesmente de repúdio à tentativa de destitui-la do poder.
A atriz Letícia Sabatella denunciou, por meio de seu Facebook, que um vídeo em que ela aparece foi editado para servir de crítica ao governo federal e convocação para a manifestação. O vídeo em questão conta com a participação de diversos atores globais e começou a ser divulgado em 2011. Nele, os globais fazem críticas à construção da usina de Belo Monte, na Pará. Após a reclamação de Sabatella, a montagem foi retirada do ar.
O ator José de Abreu, que já declarou voto no PT em eleições passadas, ironizou o protesto ocorrido no último domingo (8), quando pessoas bateram panelas, dentro de suas casas, durante pronunciamento de Dilma para o Dia da Mulher. Ele escreveu em sua conta no Twitter: "#Panelaço em Miami vai parar no Pinel! Vizinhos chamaram hospital psiquiátrico!"
#Panelaço em Miami vai parar no Pinel! Vizinhos chamaram hospital psiquiátrico! badNews Urgente!
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) 10 março 2015
O jornalista Xico Sá afirmou ter suas críticas ao governo, mas disse não estar junto com aqueles que bateram panela no domingo:
vale lembrar: tenho minhas queixas do gov,principalmente c/ o neoliberalismo explícito,mas ñ tô junto dos paneleiros gourmet nem cá porra
— xico sá (@xicosa) 10 março 2015
Para o teólogo Leonardo Boff, os protestos são feitos pela elite das cidades, que não teriam interesse na melhoria da qualidade de vida das camadas mais pobres.
O panelaço saiu desmoralizado porque era daqueles que têm as penelas cheias; não querem um governo que ajuda o povo a encher a suas vazias.
— Leonardo Boff (@LeonardoBoff) 9 março 2015
O deputado federal Jean Wyllys, do Psol, partido que faz oposição ao governo, também lembrou suas críticas a Dilma, mas disse não ser favorável ao pedido de impeachment: "fazemos uma oposição honesta e responsável à esquerda", escreveu.
O Partido dos Trabalhadores também se manifestou por meio das redes sociais, e lembrou qua a oposição admitiu apoio aos manifestantes.