Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Foi dada a largada para conquistar o coração da Capital

Nestas eleições, em Porto Alegre, temos quatro principais candidatos em evidência: Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT), Felipe Camozzato (Novo) e Juliana Brizola (PDT)

4 ago 2024 - 20h13
Compartilhar
Exibir comentários

Termina nesta segunda-feira (5) o prazo para os partidos e federações realizarem suas convenções para definir candidatos ao Executivo e Legislativo municipal, além de definir as coligações e alianças. Porém, é seguro dizer que já foi dada a largada para a corrida eleitoral em Porto Alegre. E o principal desafio que os candidatos vão ter é o de conquistar o coração dos eleitores.

Foto: Reprodução redes sociais / Porto Alegre 24 horas

Nestas eleições, em Porto Alegre, temos quatro principais candidatos em evidência: Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT), Felipe Camozzato (Novo) e Juliana Brizola (PDT). Todos os nomes nos trazem memórias e imagens. E sabendo disso, surgem os já ditos desafios.

O atual prefeito Sebastião Melo tenta a reeleição e conta com aliados de direita, como o PL, PP, PRD, Solidariedade, Podemos e Republicanos, além do próprio MDB. Já a coligação de Maria do Rosário, o Unidade por Porto Alegre, conta com partidos como PT, PSOL, PCdoB, PV, Rede, Avante e PSB. A chapa de Felipe Camozzato não conta com aliados. Por fim, Juliana Brizola se aliou ao União Brasil e ao PSDB no pleito deste ano.

O atual prefeito Sebastião Melo tenta a reeleição e, um fato curioso, é que ele não é natural de Porto Alegre, mas sim em Piracanjuba, no interior de Goiás. Atuou como vice-prefeito durante a gestão de José Fortunati (2013-2016). Foi eleito deputado estadual em 2018, mas deixou o cargo em 2021 após ganhar as eleições municipais.

Não é a primeira vez que Maria do Rosário disputa as eleições para a prefeitura de Porto Alegre. Em 2008 ela disputou o pleito e chegou a ir ao segundo turno, mas foi derrotada por José Fogaça. Nas eleições anteriores, em 2004, foi candidata à vice na chapa do PT que Raul Pont era o nome principal. Desde 2010 atua como deputada federal pela Legenda.

Sendo o mais jovem dentre os candidatos, Felipe Camozzato foi eleito vereador de Porto Alegre em 2016 e conquistou o segundo mandato nas eleições seguintes. Contudo, ele deixou o cargo em 2022 para concorrer a deputado estadual, sendo que ocupa a cadeira do Legislativo desde então.

Por fim, Juliana Brizola chegou na carreira política ao ganhar as eleições municipais de 2008 para o cargo de vereadora de Porto Alegre. Em 2010, foi eleita deputada estadual e, em 2014, ficou como suplente. Ela retornaria ao Legislativo estadual em 2018.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade