Gilberto Kassab diz que Lula só não se reelege em 2026 se 'errar muito'
Para presidente do PSD, 'Lula sabe ganhar as eleições' e está com a recondução encaminhada; na capital paulista, avaliou que Guilherme Boulos, do PSOL, é 'franco favorito'
O presidente do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só perde a reeleição em 2026 "se errar muito". A declaração ocorreu no 1º Fórum Político da XP Investimentos nesta segunda-feira, 11. Kassab também analisou a disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2024 e o futuro dos partidos políticos no País.
"Eu acho muito difícil Lula perder a reeleição, precisa errar muito. E ele tem experiência para não errar", disse Kassab, que, além de presidente do PSD, é secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, na gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele avalia, no entanto, que Lula "tem errado, em especial na economia".
De acordo com o dirigente partidário, Boulos se fortalece ainda mais num cenário em que as forças políticas à direita não estão conjugadas. Para Kassab, a união "de quem entende que o caminho da cidade não é à esquerda" será essencial para evitar a vitória do candidato de Lula. "Se não tiverem juízo para estarem todos unidos, Boulos vai ganhar."
Kassab quer o fim das coligações majoritárias
Kassab ponderou que, para os próximos anos, é preciso debater o fim das coligações majoritárias, que, para ele, incentivam "transações" entre partidos políticos e desestimulam a formação de grupos políticos com ideologias mais robustas. "(Com o fim das coligações), vamos ter partidos com identidade. Isso vai nos restringir a quatro ou cinco partidos, porque não existem 40 ideologias", disse o presidente do PSD.