Gilmar pauta suspeição de Moro para ser julgada nesta terça
Possível condenação do ex-ministro vai anular as provas dos processos contra Lula
O ministro Gilmar Mendes pautou o julgamento da ação de suspeição contra o ex-juiz Sergio Moro para esta terça-feira. O caso deve ser julgado pelo plenário da 2ª Turma da corte à noite. A informação é da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
A tendência é a condenação de Moro. Com isso, todas as provas dos processos na 13ª Vara Federal de Curitiba contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva serão anuladas. Uma eventual investigação deverá recomeçar do zero.
A decisão de Gilmar acontece um dia após o ministro Edson Fachin anular as condenações de Lula impostas pela Lava Jato, em Curitiba. Sergio Moro foi o juiz responsável pelas condenações. No entendimento do magistrado, o caso deveria ser julgado pela Justiça Federal do Distrito Federal e não no âmbito da Lava Jato, que investigou corrupção na Petrobras. A decisão devolveu os direitos políticos de Lula.
Após pauta o recurso, Gilmar dá a entender que anulação das condenações não significa que a suspeição de Moro não deva ser mais analisa. O recurso foi movido pela defesa de Lula. Os miistros Edson Fachin e Carmen Lucia já votaram contra a suspeição do ex-ministro do governo Bolsonaro.