Governador do RS se desculpa com Gilberto Gil por fala de vereador sobre baianos; vídeo
Vereador de Caxias do Sul usou espaço na Câmara de Vereadores para falar para produtores não contratarem mais 'aquela gente lá de cima'
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu desculpas ao cantor baiano Gilberto Gil em referência às falas do vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, depois que trabalhadores baianos foram encontrados em situação de escravidão em Bento Gonçalves.
"O Rio Grande do Sul teve um episódio triste na semana passada, um vereador que falou dos baianos. A gente lamenta muito isso, e como você é um representante muito mais da Bahia, do Brasil todo, mas a baianidade que você tem, vim aqui para em seu nome poder pedir desculpas por esse absurdo que ele falou. Não representa o povo gaúcho", disse o governador a Gil.
Leite pediu para dar um abraço no cantor. "Abrace a Bahia por mim também". Gil agradeceu e destacou que abraça o Rio Grande do Sul inteiro. Veja o momento abaixo:
Ofensas na Câmara
"Agricultores, produtores, empresas agrícolas: não contratem mais aquela gente lá de cima", afirmou o vereador no dia 28, mencionando trabalhadores da Bahia, e sugerindo ainda a contratação apenas de trabalhadores vindos da Argentina.
"Todos os agricultores que têm [trabalhadores] argentinos, só batem palma, porque são limpos, trabalhadores, corretos, cumprem horário, mantêm a casa limpa e, no dia de ir embora, ainda agradecem o patrão."
Sem ser interrompido, Fantinel passou a fazer ataques de cunho xenofóbico em pleno parlamento. "Agora baianos, cuja única cultura que têm é viver na praia tocando tambor, era normal que desse esse tipo de problema."
"Tem que deixar de lado aquele povo acostumado com carnaval e festa", completou ainda.
Após as falas preconceituosas, o deputado estadual Leonel Radde (PT) registrou um boletim de ocorrência contra o parlamentar.
Expulso de partido
O vereador foi expulso do Patriota, partido do qual fazia parte, na última quinta-feira,1, após a repercussão negativa das falas xenofóbicas.
"O Patriota Nacional, por sua Comissão Executiva Nacional, efetivou a expulsão do vereador na data de hoje, tendo enviado comunicações oficiais desta decisão para o vereador, para a Justiça Eleitoral do município de Caxias do Sul/RS, para a Presidência da Câmara Municipal de Caxias do Sul/RS. A desfiliação foi efetivada na lista interna de filiados do partido, mediante anotação no sistema FILIA/TSE", afirmou o partido em nota enviada ao Terra.