Governo usa mangá para explicar viagem de Lula ao Japão
O presidente desembarcou no país asiático neste domingo, 23, com o objetivo de ampliar a cooperação entre Brasil e Japão, com destaque para as negociações comerciais
A Secretaria da Comunicação Social (Secom) transformou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um mangá para explicar a viagem do petista para o Japão. A Pasta comandada por Sidônio Palmeira fez uma publicação nesta segunda-feira, 24, na página do governo federal no Instagram com design inspirado nas histórias em quadrinhos japonesas.
As imagens trazem Lula como um típico ancião japonês de animes, com barba branca, chapéu de palha e terno azul, acompanhado da pergunta "O que o presidente foi fazer no Japão?", com elementos gráficos inspirados no estilo dos quadrinhos.
"O presidente Lula visita o Japão para fortalecer laços estratégicos, ampliar investimentos e impulsionar parcerias em tecnologia e sustentabilidade. Uma relação de 130 anos que continua crescendo com diálogo e oportunidades! É a diplomacia brasileira em ação", diz a publicação.
O publicitário Sidônio Palmeira assumiu a Secom em janeiro deste ano com o objetivo de estancar a queda na popularidade do governo Lula. O ministro atuou na campanha eleitoral vitoriosa do petista em 2022. Palmeira tem buscado alinhar a comunicação do governo federal, como mostrou o Estadão/Broadcast Política.
Lula desembarcou no Japão neste domingo, 23, acompanhado de uma comitiva que inclui os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, do Meio Ambiente, Marina Silva e de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Também integram a delegação os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), além dos ex-presidentes das Casas, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL).
A viagem do petista tem como foco ampliar a cooperação entre Brasil e Japão, com destaque para as negociações comerciais. Lula busca alternativas diante das barreiras impostas pela guerra tarifária iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pretende fortalecer o comércio de carne bovina com o país asiático, além de avançar em um possível acordo envolvendo o Mercosul.
Lula participa de uma cerimônia de boas-vindas no Palácio Imperial às 21h20 (9h20 de terça no Japão), seguida de um encontro com o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako. Mais tarde, o presidente participa de um jantar no Palácio Imperial.
