Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Governo vai notificar a Enel sobre falta de energia elétrica em São Paulo

Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pela queda de energia na cidade, após a chuva de sexta-feira, 3

6 nov 2023 - 14h20
Compartilhar
Exibir comentários
Linhas de transmissão de energia nos arredores de Pequim. REUTERS/Jason Lee
Linhas de transmissão de energia nos arredores de Pequim. REUTERS/Jason Lee
Foto: Reuters

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, vai notificar a concessionária de energia elétrica em São Paulo (Enel) sobre a falta de energia elétrica na capital e mais 23 municípios.  A crise de energia ocorre após um forte temporal que atingiu o estado na sexta-feira, 3, e matou sete pessoas.  

Até a manhã desta segunda, mais de 500 mil pessoas continuam sem energia elétrica na Grande São Paulo.

Em nota divulgada nesta segunda-feira, 6, a Senacom informou  que pedirá a Enel informações sobre a regularização do serviço, planejamento para ressarcir os consumidores, entre outros pontos. Confira abaixo a nota: 

  •  A Enel deverá prestar informações, no prazo de 24h, sobre a regularização do serviço, canais de atendimento aos consumidores, ampliação destes canais no período de maior demanda, planejamento para enfrentar a situação, minimizar danos e ressarcir os consumidores; além do plano de contingência diante de eventos climáticos extremos com detalhamento claro das ameaças, a resposta imediata ao problema, os prazos de conclusão, bem com os recursos e pessoal envolvido com a solução do problema, e cronograma de atendimento imediato e a médio prazo;
  • Coordenação integrada com o Procon/SP para monitoramento dos efeitos e reparo de danos;
  • Orientação aos consumidores sobre os seus direitos que tiverem o fornecimento do serviço de energia elétrica interrompido para;
  • - entrar em contato com a concessionária, relatando o problema e pedindo informações sobre o prazo para normalização do serviço, com registro de protocolo do atendimento.

    - os produtos que precisam de refrigeração e foram perdidos pela ausência de energia elétrica deverão ser ressarcidos.

    - os eletrodomésticos e aparelhos eletroeletrônicos que deixaram de funcionar em razão pela queda ou descarga de energia elétrica, o consumidor deve registrar o fato nos canais disponibilizados pela concessionária, no prazo de até 90 dias.

    -  para ressarcimento a concessionária terá 10 dias para inspecionar o equipamento danificado; um dia para equipamento utilizado ao acondicionamento de alimentos perecíveis ou medicamentos; 15 dias para apresentar, por escrito, resposta ao pedido e 20 dias para providenciar o ressarcimento.

    -  a concessionária deverá informar o consumidor data e horário aproximado da inspeção ou da disponibilidade do equipamento. Não havendo essa vistoria, o prazo para resposta será de 15 dias, a partir da solicitação do ressarcimento.

    - o consumidor não deve tentar consertar o equipamento danificado, salvo nos casos em que houver autorização prévia e formal da concessionária.

    -  Solicitar informações à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre dados e monitoramento da prestação contínua e eficiência da concessionária ENEL.

    - Criação de Canal de Denúncia junto à Senacon para acompanhar e averiguar o atendimento aos consumidores pela ENEL no Estado de São Paulo.

    Fonte: Redação Terra
    Compartilhar
    Publicidade
    Seu Terra












    Publicidade