‘Grave erro’, diz presidente do PT sobre vídeo da Marinha que 'questiona privilégios'
Para Gleisi Hoffmann, não há dúvidas sobre o trabalho da corporação, mas isso não os faz mais merecedores de respeito do que civis
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, fez críticas ao vídeo divulgado pela Marinha que supostamente seria uma indireta ao pacote fiscal de Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Em uma postagem nas redes sociais, ela explica que não há dúvidas sobre o trabalho e esforço da corporação, mas isso não faz dos militares mais merecedores de respeito do que os civis.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“O vídeo divulgado pela Marinha é um grave erro. Ninguém duvida que o serviço militar exige esforço e sacrifícios pessoais, especialmente da tropa que se arrisca nos treinamentos e faz o serviço pesado. Isso não faz dos militares cidadãos mais merecedores de respeito do que a população civil, que trabalha duro, não vive na farra. Também [é] grave que o vídeo ofensivo seja divulgado no momento em que um ex-comandante da Marinha é indiciado por participar do plano de golpe de Jair Bolsonaro”, opinou.
O vídeo divulgado pela Marinha é um grave erro. Ninguém duvida que o serviço militar exige esforço e sacrifícios pessoais, especialmente da tropa que se arrisca nos treinamentos e faz o serviço pesado. Isso não faz dos militares cidadãos mais merecedores de respeito do que a…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 2, 2024
No vídeo criticado por Gleisi, há uma série de cenas intercaladas, onde aparecem agentes das Forças Armadas exercendo suas obrigações enquanto cidadãos estão em momentos de lazer. Ao fim das imagens, aparece um militar questionando: “Privilégios? Vem pra Marinha”. Veja:
Ao chegarmos em dezembro, homenageamos os Marinheiros e Fuzileiros, que abdicam de suas famílias e dos momentos de lazer para proteger as riquezas do Brasil no mar. #DiaDoMarinheiro #VemPraMarinha pic.twitter.com/ItibdCLh3j
— Marinha do Brasil (@marmilbr) December 1, 2024
O vídeo foi uma homenagem ao Dia do Marinheiro, que é comemorado no dia 13 de dezembro. A propaganda recebeu críticas nas redes sociais, internautas alegam que o vídeo é uma “afronta” aos demais brasileiros. Veja alguns comentários:
Esse vídeo é um desrespeito ao povo brasileiro, o povo que realmente não possui qualquer tipo de privilégio, pega 2,3 ônibus para o trabalho, horas a fio, salário mínimo que não paga o aluguel, arrisca a vida devido ao alto índice de criminalidade!
— Eduardo Martinez (@elmgg) December 1, 2024
Quem teve a brilhante ideia de fazer uma peça publicitária que dá a entender que todos os civis brasileiros não trabalham e vivem em uma novela do Manoel Carlos enquanto a Marinha defende o Brasil de uma guerra imaginaria?
— Biazita Gomes (@BiazitaGomes) December 1, 2024
O vídeo da Marinha, que retrata civis como preguiçosos e militares como trabalhadores, é emblemático.
Não reflete apenas o pensamento da Marinha, mas de TODAS as Forças Armadas sobre os civis.
É essa mentalidade que os faz acreditar que devem tutelar/sequestrar a República.
— Cleber Lourenço (@ocolunista_) December 2, 2024