'Horrorizada', 'Crime brutal': políticos pedem investigação e prestam solidariedade às famílias dos médicos mortos
Médicos foram mortos a tiros em um quiosque na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira, 5
Políticos usaram as redes sociais para prestar solidariedade aos familiares dos médicos mortos a tiros em um quiosque na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira, 5. Eles ainda cobraram que o caso seja investigado e esclarecido.
Entre os mortos, está o médico Diego Ralf Bomfim, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) e cunhado do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). Além de Diego, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida também foram mortos pelos disparos. Eles chegaram a receber atendimento médico dos bombeiros, mas não resistiram.
Um quarto homem, identificado como Daniel Sonnewend Proença, foi atingido e levado para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra. Segundo a Secretaria de Saúde, seu estado de saúde é considerado estável.
Os suspeitos do crime ainda não foram presos.
Pela rede social X (antigo Twitter), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que recebeu com "grande tristeza e indignação" a notícia das mortes.
"Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida na orla da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira. As vítimas estavam na cidade para um Congresso Internacional de Ortopedia", escreveu.
Lula também acrescentou que o caso está sendo acompanhado pela Polícia Federal. "Minha solidariedade aos familiares dos médicos e a deputada Sâmia Bomfim e ao deputado Glauber Braga. A Polícia Federal, sob determinação do ministro Flávio Dino, está acompanhando o caso."
Veja outras repercussões:
Janja, primeira-dama
Começamos o dia com a triste notícia da execução do irmão da deputada @samiabomfim e de outros dois médicos essa madrugada, no Rio de Janeiro. Que a polícia investigue a autoria e causas do crime, para elucidar se ele também tem alguma relação política. Deixo aqui meu abraço…
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) October 5, 2023
Eduardo Suplicy, deputado estadual
É fundamental que a Polícia Federal apure e esclareça o ocorrido e se há conexão com outros ataques. Deixo minhas condolências a querida deputada @samiabomfim e aos demais familiares e amigos por essa perda terrível.
— Eduardo Suplicy (@esuplicy) October 5, 2023
Marcelo Freixo, ex-deputado
O Rio de Janeiro viveu mais uma noite de horror provocado pela violência. Os médicos Marcos Corsato, Diego Bomfim e Perseu Almeida foram barbaramente assassinados num quiosque na Barra da Tijuca. Minha solidariedade à amiga Sâmia Bomfim, irmã de Diego, e aos familiares e amigos…
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) October 5, 2023
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Minha solidariedade à deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) pela perda de seu irmão, e às famílias devassadas por esses atos terríveis de violência que destruíram a vida de seus entes queridos.
A barbárie da violência redobra a dor da perda.
Sâmia tem sido uma parlamentar valente,…
— Marina Silva (@MarinaSilva) October 5, 2023
Guilherme Boulos, deputado federal
Três pessoas foram assassinadas de forma bárbara nesta madrugada no Rio de Janeiro - uma delas, Diego, irmão da deputada Sâmia, do PSOL. Toda minha solidariedade e meus sentimentos a minha colega @samiabomfim e às famílias das vítimas. É preciso investigar e encontrar os…
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) October 5, 2023
Erika Hilton, deputada federal
Simplesmente horrorizada com as noticias que chegam sobre o assassinato dos três médicos, no Rio de Janeiro.
Toda minha solidariedade e apoio à @samiabomfim, @Glauber_Braga e aos familiares e amigos de todas as vítimas do ataque no Rio que matou três médicos de SP, entre eles,…
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) October 5, 2023
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Toda solidariedade aos familiares e amigos dos médicos executados na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Todo o apoio para que os responsáveis sejam identificados. Minhas condolências à Deputada Sâmia Bomfim e ao Deputado Glauber Braga.
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) October 5, 2023
Fernanda Melchionna, deputada federal
Acordamos com a notícia chocante da execução,de Diego Ralf Bomfim, irmão da companheira Sâmia Bomfim, e mais dois médicos. Estamos consternados. Exigimos uma investigação profunda sobre a motivação desse crime bárbaro. Solidariedade e força para Sâmia, Glauber e toda a familia.
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) October 5, 2023
Duda Salabert, deputada federal
Meus sentimentos e minha total solidariedade à Samia Bomfim e à sua família.
Sem palavras diante da violência, da covardia e da dor que formatam esse momento…
Que as motivações do crime sejam esclarecidas e que a justiça seja feita. Sinta-se abraçada @samiabomfim
— Duda Salabert (@DudaSalabert) October 5, 2023
André Janones, deputado federal
Minha solidariedade a minha amiga deputada @samiabomfim e a sua família nesse momento de dor. Que todas as circunstâncias desse crime sejam esclarecidas, não consigo nem espessar o quanto tudo isso é triste e chocante.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) October 5, 2023
Randolfe Rodrigues, senador
Minha querida @samiabomfim, receba meu abraço nesse momento de dor e tristeza diante do crime brutal que tirou a vida de seu irmão. Que esse gravíssimo atentado seja investigado e esclarecido com o devido rigor e urgência.
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) October 5, 2023
Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social
Meus sentimentos aos familiares e amigos dos 3 médicos mortos no RJ ontem de noite, meus pensamentos estão com a deputada @samiabomfim que perdeu o irmão nesse crime. O Ministro @FlavioDino já determinou que a @policiafederal acompanhe as investigações. Que os responsáveis por…
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) October 5, 2023