Impedido de deixar o Brasil, Bolsonaro parabeniza Trump por posse presidencial nos EUA
Ex-presidente teve passaporte apreendido durante investigação por tentativa de golpe de Estado
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) parabenizou o presidente dos EUA, Donald Trump, pela posse presidencial nesta segunda-feira, 20, realizada no Capitólio, sede do poder Legislativo, em Washington, DC. Este é o segundo mandato do republicano, que se torna agora o 47º presidente dos Estados Unidos, sucedendo o democrata Joe Biden.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Bolsonaro publicou um vídeo em seu perfil no X (antigo Twitter), com imagens que mostram o ex-chefe do Executivo em várias ocasiões ao lado de Donald Trump. "Parabéns pela posse, presidente Trump. Para nós, 2026 é logo ali", disse.
O ex-presidente não compareceu à cerimônia, pois está impedido de deixar o País. Ele teve o passaporte apreendido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da operação que investiga uma tentativa de golpe de Estado após o resultado da eleição presidencial de 2022.
Alegando ter sido convidado por Trump para ir à posse, Bolsonaro chegou a solicitar o seu passaporte ao STF, mas o pedido foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes na última quinta-feira, 16. Para Moraes, o ex-chefe do Executivo não apresentou provas contundentes de que ele havia sido convidado por Trump para ir aos EUA.
A prova anexada do convite foi o texto de um suposto e-mail que teria sido enviado por um auxiliar de Trump a Bolsonaro. Sem a presença dele, o Partido Liberal (PL) organizou uma comitiva com quase 30 parlamentares, incluindo seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, para a posse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também não compareceu ao ato. O Brasil foi representado por Maris Luiza Voitti, embaixadora do Brasil em Washington. A maior liderança da América Latina presente na cerimônia em Washington é o presidente da Argentina, Javier Milei.
Embora os Estados Unidos não tenham a tradição de convidar líderes estrangeiros para a posse de seus presidentes, Trump rompeu com os precedentes e convidou vários chefes de Estado para a cerimônia. Historicamente, eles não comparecem à posse devido a preocupações com a segurança e enviam diplomatas para representar suas respectivas nações.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 20, 2025