Janja interfere em questões de governo e tem poder de veto, diz jornal
Nome da primeira-dama ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter e usuários chegaram a compará-la com a anterior, Michele Bolsonaro
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, estaria exercendo funções significativas dentro do governo Luiz Inácio Lula da Silva, segundo publicado pelo Estadão neste domingo, 18. A esposa do petista, que frequentemente fala sobre "ressignificar o papel da primeira-dama", participa de reuniões com ministros, interfere nas publicidades do governo e tem até poder de veto.
Conforme a publicação, Janja determina mudanças e, se não gostar, a iniciativa não segue adiante. Um exemplo da influência da primeira-dama foi a decisão de não remunerar blogueiros alinhados ao governo, como propôs o PT.
Segundo o jornal, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, até pressionou, mas a decisão final foi de Janja, que vetou o pagamento. Ainda conforme o Estadão, a primeira-dama defende que a comunicação seja mais voltada para a televisão aberta.
Ao jornal, o governo negou que Janja interfira na comunicação ou na publicidade institucional. No entanto, uma fonte ouvida pelo Estadão teria dito que o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), já alertou Lula sobre a insatisfação dos companheiros. Lula teria respondido que ele não deveria repetir a crítica, caso não quisesse perder a amizade.
Uma das reclamações de aliados é de que Lula não tem o horário do almoço disponível para receber políticos, e dedica apenas os finais de semana para estar com sua base. De acordo com publicação de Lauro Jardim, em O Globo, ministros já haviam se queixado de o "horário nobre" da agenda de Lula ser ocupado por Janja.
A assessoria de Wagner negou qualquer crítica à primeira-dama. "Não há nenhum fundo de verdade nesse tipo de comentário, nesse tipo de ilação. O senador está absolutamente indignado com isso", disse.
Repercussão
Logo após a publicação da matéria do Estadão, o nome de Janja entrou na lista de assuntos mais comentados do Twitter. Usuários da plataforma chegaram a comparar a postura da atual primeira-dama com a anterior, Michele Bolsonaro.
Olha só: sei que o povo está num processo de negação barra pesada. Mas o que está acontecendo em relação à mulher do presidente é um fato real. Não se trata de intriga da oposição, nem de fake news, nem de inveja, nem de machismo nem de qualquer outra fofoca ou sacanagem que… https://t.co/7jLALWvstu
— Barbara Gancia (@barbaragancia) June 18, 2023
Realmente o Lula é um homem de sorte se a Janja faz tudo isso. A anterior só queria saber de enganar evangélicos, associar-se com pastores desonestos, receber joias de sauditas e fazer rachadinha com o Mauro Cid. https://t.co/XahCoaqOn9
— Andrade (@AndradeRNegro2) June 18, 2023
Como você avalia o governo Janja? pic.twitter.com/Gd0xEJgUz2
— Paulo Eduardo Martins (@PauloMartins10) June 18, 2023
Um Janja incomoda muita gente, um Janja forte, pró ativa, não submissa, companheira, sem maquiador, sem Queiroz, sem pastor, sem Damares, sem joias sauditas, sem fanatismo e sem marido golpista... incomoda muito mais.
— Kriska Pimentinha 🌶 (@KriskaCarvalho) June 18, 2023
Parabéns Janja, foi pra isso que votei no Lula. Pra fazerem igual acontece aqui em casa, meu marido é o chefe, mas eu decido no final. 👏👏👏👏
Finalmente a primeira-dama atuante 🩷
— Iasmin Vercelino (@IVercelino) June 18, 2023