Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Joias enviadas para Bolsonaro foram avaliadas em valor abaixo do divulgado, diz jornalista

Apesar de não alterar as investigações, valor é considerado importante para narrativa de defesa do ex-presidente

12 mai 2023 - 11h45
(atualizado às 12h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reuters

A Receita Federal avaliou em R$ 5.602.897,30 o conjunto das joias enviadas pelo governo da Arábia Saudita para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A avaliação inicial da Receita estabeleceu um valor 3 vezes menor do que os R$ 16,5 milhões atribuídos às joias pela imprensa, com base em informações de fontes de órgãos de fiscalização.

As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. A análise foi registrada em dois documentos assinados pelos auditores fiscais do órgão, que atribuíram valor aos objetos quando ficaram retidos na alfândega do aeroporto de Brasília, em 21 de outubro de 2021. Os valores foram registrados em dólares, e convertidos em reais.

No documento, os auditores explicaram a metodologia adotada, que consistiu em pesquisar valores em sites da internet, levando em consideração a origem do passageiro. Eles também destacaram que essa avaliação é passível de perícia.

A definição precisa e final do valor das joias será determinada pela Polícia Federal nos próximos dias, por meio de uma análise pericial que deve instruir o inquérito que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Do ponto de vista jurídico, o valor final dos bens não afeta as investigações criminais nem as possíveis penas que podem ser aplicadas, caso o ex-presidente seja condenado por descaminho e peculato. Entretanto, o valor é considerado importante para narrativa de defesa pública e política do ex-presidente.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade