Documentos comprovam contas de Cunha na Suíça, diz TV
A TV Globo obteve com exclusividade imagens de documentos com as assinaturas de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que comprovam que o presidente da Câmara tem contas bancárias secretas na Suíça.
Segundo a emissora apresentou no Jornal Hoje, cópias de passaporte com foto, assinatura e dados pessoais do deputado, da esposa e da filha foram enviados pelo Ministério Público da Suíça à Procuradoria Geral da República (PGR).
No total, seriam quatro contas bancárias na Suíça, constando o nome completo do presidente da Câmara, data de nascimento e o endereço de um apartamento na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. No entanto, as correspondências, segundo a reportagem, não eram enviadas para o Brasil, e sim para os Estados Unidos, com a justificativa que o país em que vive o cliente não dispõe de um serviço postal seguro.
De acordo com a matéria da TV Globo, os documentos enviados comprovam que o dono das contas é Eduardo Cunha, ou seja, era ele quem as movimentava e controlava o saldo. As imagens mostram também o caminho do dinheiro repassado a contas bancárias do deputado no exterior, que incluem depósitos no valor de R$ 23,8 milhões.
Em março desse ano, em depoimento na CPI da Petrobras, Eduardo Cunha negou que tenha contas na Suíça e que tenha recebido qualquer propina no escândalo de desvio de dinheiro que envolveu a estatal. A equipe de jornalismo da TV Globo disse que tentou o contato com o advogado do deputado, mas não teve retorno.