FAB encontra gravador de voz de avião que caiu com Teori
O aparelho agora passará por uma perícia detalhada
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que encontrou um gravador de voz nos destroços do avião que caiu nesta quinta-feira, dia 19, em Paraty, matando o ministro do Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas.
De acordo com a FAB, que confirmou que a aeronave, um bimotor Beechcraft C90GT King Air, tinha o aparelho a bordo, o gravador foi retirado da água no início da tarde desta sexta-feira (19).
Agora, o instrumento será alvo de uma perícia detalhada que investigará se ele sofreu danos com a queda, se estava ligado durante o voo e, se sim, quais foram as conversas gravadas no dia.
Ainda não há informações sobre a existência de uma caixa-preta no avião já que, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), uma aeronave como a do acidente não precisa ter esse equipamento e nem um gravador de voz para operar.
De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), as primeiras etapas das investigações começaram nesta sexta com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que está coletando dados no local da queda para descobrir a causa do acidente. Além disso, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) também irão investigar a queda.
Acidente
A aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com quatro pessoas a bordo. O Corpo de Bombeiros informou que o avião caiu no mar, próximo à Ilha Rasa, e está parcialmente submerso.
Na hora do acidente, chovia forte em Paraty e a região estava em estágio de atenção. A aeronave pertence a Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras.