Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Líder indígena bolsonarista acusado de incitação a atos antidemocráticos é preso

A prisão do cacique ocorreu devido ao descumprimento das medidas cautelares

23 dez 2024 - 14h28
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Serere Xavante
Serere Xavante
Foto: Reprodução

O líder indígena bolsonarista José Acácio Serere Xavante, conhecido como Serere Xavante, foi preso na noite de domingo, 22, na fronteira entre Brasil e Argentina. O cacique foi detido em Puerto Iguazú e levado para Foz do Iguaçu, onde passará por audiência de custódia nesta segunda-feira, 23.

A prisão ocorreu devido ao descumprimento das medidas cautelares impostas durante a sua soltura em setembro de 2023. Serere foi preso em dezembro de 2022, por ter ameaçado integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e ter convocado pessoas armadas para impedir a diplomação do presidente Lula pela Justiça Eleitoral.

Em setembro de 2023, Serere Xavante deixou a prisão com a condição de usar tornozeleira eletrônica. No entanto, alegando perseguição, Serere buscou asilo político na Argentina. 

Em sua tentativa de cruzar a fronteira para se abrigar no país vizinho, ele foi encontrado sem documentos de identificação e detido pelas autoridades locais.

Por estar sem documentos e ser brasileiro, o cacique foi levado até o posto da Polícia Federal (PF) na aduana brasileira da Ponte Tancredo Neves e, em seguida, levado à delegacia da PF em Foz do Iguaçu, onde foi identificado.

A prisão de Serere Xavante foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade