Lula admite chance de concorrer à reeleição em 2026 se contexto exigir: "Só posso com saúde perfeita"
Declaração é contrária a sinalizações feitas por ele durante campanha; presidente pontuou, contudo, que reeleição não é o cenário ideal
Apesar das sinalizações de que cumpriria apenas um mandato feitas ao longo da campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 2, que pode concorrer à reeleição em 2026, a depender do contexto do País e se tiver saúde.
O petista ressaltou, porém, que esse não é o cenário-base. "Se eu puder afirmar agora, digo, não serei candidato em 2026", declarou Lula. "Agora, se chegar em um momento que tiver situação delicada e eu estiver com saúde… Eu só posso ser candidato com saúde perfeita, com 81 de idade, energia de 40 e tesão de 30", acrescentou.
As declarações foram dadas em entrevista à RedeTV! que vai ao ar nesta noite, a partir das 23h15. O portal UOL divulgou trechos da conversa com o jornalista Kennedy Alencar, que trabalha para os dois veículos.
Para Lula, Bolsonaro "é quase como um psicopata". "Ele não pensa, não raciocina. Ele vomita as coisas", disparou o presidente, para quem o rival político deve ser julgado por genocídio. "Ele deve ser julgado em algum momento por genocídio, não apenas no caso dos yanomami, mas no caso da covid-19?, declarou o petista.