Lula chora ao ser diplomado presidente no TSE: "Sei o quanto custou ao povo essa espera"
Petista foi aplaudido de pé durante cerimônia que também diplomou seu vice Geraldo Alckmin
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se emocionou ao discursar após ser diplomado nesta segunda-feira, 12, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia reconhece a vitória do petista no segundo turno das Eleições 2022, que alcançou 50,90% dos votos válidos, contra 49,10% de Jair Bolsonaro (PL).
Após receber seu diploma, junto com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, Lula foi às lágrimas ao relembrar a época em que ficou preso em Curitiba, bem como as críticas que recebeu em seu primeiro mandato por não ter ensino superior. O petista foi aplaudido de pé por parte da plateia, que puxou o grito "Olé, olé, olé, olá, Lula, Lula".
"Da primeira vez da diplomação, eu lembrei da ousadia do povo em conceder para alguém, tantas vezes questionado por não ter diploma universitário, o diploma de presidente", afirmou, muito emocionado. "Peço desculpas pela emoção. Quem passou o que eu passei nesses últimos anos e está aqui agora é a certeza de que Deus existe", afirmou com a voz embargada, que exaltou a democracia.
"Eu sei o quanto custou não apenas a mim, mas o quanto custou ao povo brasileiro essa espera para que pudesse reconquistar a democracia nesse País", completou ele, que destacou o compromisso em "fazer o Brasil um país mais desenvolvido e mais justo".