Lula é diagnosticado com pneumonia leve; relembre outras situações em que o presidente esteve doente
Petista teve câncer em 2011 e apresentou quadro de leucoplasia no ano passado
ESPECIAL PARA O ESTADÃO - Após realizar exames na noite desta quinta-feira, 23, no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, foi diagnosticado com um quadro leve de pneumonia. De acordo com a assessoria do presidente, a viagem que faria à China neste sábado foi adiada para domingo, 26.
Câncer na laringe
Em outubro de 2011, Lula foi diagnosticado com um tumor na laringe depois de rouquidão na garganta e dores na região. Na época, o petista foi submetido a sessões de quimioterapia e radioterapia para remover o tumor de cerca de três centímetros. Em abril de 2013, o cardiologista Roberto Kalil, médico que acompanha a saúde do presidente até hoje, anunciou a remissão completa do câncer após os exames darem negativo.
Quadro de leucoplasia
Em novembro de 2022, Lula foi diagnosticado com lesões e um quadro de leucoplasia na garganta, caracterizado por manchas na prega vocal. Ele foi submetido a uma laringoscopia para retirada de leucoplasia. De acordo com o boletim, foi verificada a ausência de neoplasia, ou seja, não se tratava de tumor maligno.
Covid
Desde 2020, Lula já foi diagnosticado por duas vezes com covid-19. Logo no primeiro ano da pandemia, em dezembro, Lula recebeu o diagnóstico quando estava em Cuba participando de um evento. O segundo resultado saiu em junho de 2022, quando o petista e a mulher, Janja, precisaram ficar em isolamento.