Lula e secretário de Estado dos EUA se reúnem em Brasília em meio à crise diplomática
Na agenda, estão em discussão "questões bilaterais e globais", mas conflito entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, também deve ser pauta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta quarta-feira, 21, com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em Brasília, em meio à crise diplomática desencadeada após as declarações do mandatário brasileiro no último domingo, sobre a atuação das forças israelenses na Faixa de Gaza. A reunião, no entanto, foi marcada antes do episódio.
Blinken chegou ao Palácio do Planalto pouco depois das 9h e foi recebido por Lula para uma reunião a portas fechadas com assessores de ambos os governos. Na agenda, conforme divulgado por Brasil e EUA, estão em discussão "questões bilaterais e globais".
A reunião marca a primeira visita do secretário de Estado do governo Joe Biden ao Brasil. Nos Estados Unidos, o Departamento de Estado é encarregado da política externa do país, sendo equivalente ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty.
O governo americano também anunciou que o secretário deverá enfatizar o apoio dos EUA à presidência do Brasil no G20 (grupo que reúne as maiores economias mundiais) e à parceria entre os dois países nas áreas de direitos trabalhistas e transição energética.
De acordo com informações da TV Globo, o conflito entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, também deve ser discutido na reunião. Como secretário de Estado, Blinken tem participado das negociações entre países na tentativa de encerrar a guerra.