Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula promete identificar mandantes de atos golpistas e visita estragos na sede do STF

Presidente participou de reunião com governadores e presidentes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF)

9 jan 2023 - 20h47
(atualizado às 21h20)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante reunião com governadores
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante reunião com governadores
Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda-feira a falta de resposta das Forças Armadas aos acampamentos de bolsonaristas nas portas de quartéis pelo país pedindo uma intervenção ilegal dos militares contra a sua eleição, e disse que "dava a impressão" de que algumas pessoas estavam gostando dessa situação. 

Em discurso durante reunião com governadores e os presidentes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) após os ataques de bolsonaristas radicais aos edifícios-sede dos Três Poderes no domingo, Lula disse que os vândalos "querem um golpe, e golpe eles não vão ter".

"As pessoas estão livremente revindicando o golpe na frente dos quartéis, e não foi feito nada por nenhum quartel, nenhum general se moveu para dizer que não pode acontecer isso, é proibido pedir isso. Dava a impressão que tinha gente que gostava quando o povo estava clamando pelo golpe", afirmou.

Lula também prometeu o avanço das investigações sobre a ação terrorista. “Não vamos parar de investigar esses que possivelmente são vítimas, massa de manobra, massa de manobra, receberam ajuda para vir aqui. Porque os mandantes certamente não vieram aqui, e queremos saber quem financiou, quem custeou, quem pagou para as pessoas ficarem tanto tempo", declarou o presidente. 

Ao final da reunião, Lula convidou os presentes para visitarem a sede do STF. Todos desceram a rampa do Palácio do Planalto juntos e caminharam até o local. O petista conversou com jornalista e ressaltou que acredita que a maioria dos brasileiros condenou os ataques.   

"Acho que mesmo a maioria das pessoas que votaram no Bolsonaro, as pessoas que são de direita, mas que são pessoas que tem apenas uma divergência ideológica, mas que tem caráter, são pessoas que tem interesse pelo Brasil, eu acho que essas pessoas não concordam com o que aconteceu aqui. O que aconteceu deve ser de interesse de apenas uma pequena minoria, de um bando de bandidos, e nós vamos descobrir quem financiou", concluiu. 

Lula caminha ao lado da presidente do STF, Rosa Weber, e da governadora do RN, Fátima Bezerra
Lula caminha ao lado da presidente do STF, Rosa Weber, e da governadora do RN, Fátima Bezerra
Foto: Reprodução/GloboNews
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade