Lula quer que nova vaga no STF seja ocupada por uma mulher, diz jornalista
Em conversa com seus principais interlocutores, Lula expôs critérios para escolha de novo ministro do STF
Em uma recente conversa com um de seus principais interlocutores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou claro que alterou seus critérios para a escolha do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que será aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber ainda este ano.
Segundo informações do jornalista Gerson Camarotti, Lula reconheceu a importância de nomear uma mulher para a vaga, mesmo que haja candidatos homens que estejam mais próximos dele.
Atualmente, se a vaga de Rosa não for preenchida por uma mulher, a Corte de 11 ministros terá apenas uma representante do gênero feminino, Cármen Lúcia.
Esse interlocutor defendia junto ao presidente um dos três nomes mais cotados para a vaga, que até então eram os ministros Flávio Dino (Justiça), Jorge Messias (AGU) e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. No entanto, Lula respondeu que, desta vez, será obrigatório escolher uma mulher, após ouvir atentamente os argumentos apresentados.
Essa mudança de critério na escolha do futuro ministro do STF é atribuída por pessoas próximas ao presidente à influência direta da primeira-dama, Janja da Silva, segundo o jornalista.