Lula reagiu com 'surpresa e indignação' após ser avisado por diretor da PF sobre operação
Investigação prendeu militares na manhã desta terça-feira, 19
Andrei Passos Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, informou que avisou pessoalmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a operação deflagrada na manhã desta terça-feira, 19. "Comuniquei ao presidente, por volta das 6h30, após o cumprimento das medidas, dada a gravidade dos fatos e as ameaças à sua vida e ao vice-presidente. Também comuniquei ao Alckmin", disse.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Para a jornalista Daniela Lima, da GloboNews, Andrei relatou que o presidente reagiu com "surpresa e indignação" às descobertas da Polícia Federal.
A Operação Contragolpe, deflagrada nesta terça-feira, prendeu militares e um agente da própria PF por articularem um golpe de estado nos meses de novembro e dezembro de 2022. Além disso, o grupo também planejava matar Lula e Alckmin.
A prisão e execução do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes também estava no planejamento, caso o golpe de estado fosse concretizado. O então presidente do Tribunal Superior Eleitoral era monitorado continuamente pelo grupo.
Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva --quatro militares do Exército ligados às Forças Especiais (FE), os chamados "kids pretos", e um policial federal. A Polícia Federal também cumpriu três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares diversas de prisão nos Estados do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e no Distrito Federal. O Exército Brasileiro acompanhou a operação.