Lula se reúne com presidente do Senado no Alvorada para tentar conter crise com parlamentares
Presidente convidou ministros para participar da conversa durante jantar
BRASÍLIA - Na tentativa de contornar a crise política com o Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na noite desta quinta-feira, 2, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Um jantar no Palácio da Alvorada foi organizada para o petista retomar o diálogo com o senador mineiro.
Lula levou alguns ministros para o encontro. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), um dos mais próximos aliados de Lula e interlocutor do presidente da República junto ao senador, também participa da conversa.
A reunião entre os chefes dos Poderes Executivo e Legislativo vinha sendo desenhada há algumas semanas, mas esbarrou principalmente nos recentes embates do governo federal com o Congresso. Na semana passada, por exemplo, Lula se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a desoneração da folha de pagamento a empresas e municípios fez com que o presidente do Senado aumentasse as críticas contra o governo, apesar de ressaltar sua disposição para o diálogo mesmo contrariado no caso da desoneração.