Lula recebe faixa e sobe rampa com grupo diverso 'em nome do povo'
O presidente recebeu faixa de grupo formado por indígena, negro, mulher, criança, operário e pessoa com deficiência
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, para receber a faixa presidencial, acompanhado da vira-lata Resistência, adotada pela primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, e de um grupo formado por integrantes da sociedade civil. O antecessor, Jair Bolsonaro (PL), se recusou a passar a faixa.
A cerimônia de posse de Lula como presidente da República aconteceu neste domingo, 1º. Leia na íntegra o primeiro discurso do presidente empossado.
Com Jair Bolsonaro nos Estados Unidos e já tendo recusado a passar a faixa presidencial ao presidente eleito, o Partido dos Trabalhadores fez mistério sobre quem passaria a faixa para Lula.
Ao lado de Janja, que carregava em seu colo a cadela vira-lata Resistência e do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSDB), e sua esposa, Lu Alckmin, Lula subiu a rampa acompanhado de diversas pessoas representando a diversidade da população brasileira.
Dentre elas, estavam representantes das crianças, idosos, pessoas com deficiência, negros, indígenas, homens e mulheres.
Veja abaixo o momento da passagem de faixa:
FAIXA PRESIDENCIAL | No que é considerado o momento mais emblemático da cerimônia, Lula recebe a faixa presidencial 'das mãos do povo brasileiro'.
Siga a cobertura em tempo real: https://t.co/SkbI6JvQoz pic.twitter.com/IZCDyIxNdA
— Terra (@Terra) January 1, 2023