Datafolha: governo Lula é aprovado por 37% da população; 27% reprovam
Aprovação de Lula se mantém estável, mas se iguala ao percentual obtido por Bolsonaro no mesmo período de governo
Dados da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 17, indicam que 37% da população consideram ótimo ou bom o terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista está à frente do Executivo Federal desde 1º de janeiro deste ano.
Segundo o levantamento, realizado com 2.010 eleitores de 112 municípios, 27% consideram Lula como ruim ou péssimo. Para 33%, ele é regular. Dos entrevistados, 3% não opinaram.
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos. O questionário de avaliação foi aplicado nesta semana, entre segunda, 12, e quarta-feira, 14.
Em comparação com a última pesquisa, realizada em 29 e 30 de março, a variação esteve dentro da margem de erro. Na ocasião, Lula tinha 38% de aprovação e 29% de reprovação. Além disso, 30% o consideravam regular.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, os números da pesquisa mais recente se assemelham ao desempenho do primeiro mandato de Jair Bolsonaro (PL), principal opositor de Lula e de quem ele venceu a apertada eleição de 2022. Aos seis meses do primeiro ano de governo, Bolsonaro tinha 33% de aprovação e 33% de reprovação, e outros 31% o avaliavam como regular.
A aprovação de Lula é maior entre os respondentes de renda mais baixa, que recebem até dois salários mínimos por mês. Também o avaliam como ótimo ou bom menos escolarizados e nordestinos. Respectivamente, 43% ótimo/bom, 47% e 47%.
A reprovação do petista, por outro lado, é maior entre a classe média baixa (recebem de dois a cinco salários mínimos) e entre os moradores do Centro-Oeste -- 34% cada. Evangélicos e ricos, com renda mensal a partir de 10 salários mínimos, a reprovação é de 37% e 49%, respectivamente.