Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula

Lula está 'lúcido e orientado', mas novo boletim médico ainda não menciona alta

Para este sábado, 14, não há programação de novos exames de imagens

14 dez 2024 - 12h45
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente Lula caminha pelos corredores do hospital após deixar a UTI
Presidente Lula caminha pelos corredores do hospital após deixar a UTI
Foto: Reprodução/Instagram/@lulaoficial

A equipe médica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou um novo boletim, na tarde deste sábado, 14, sobre seu estado de saúde. Ele continua internado, sob cuidados semi-intensivos. O documento ainda não fala sobre a previsão de alta do presidente.

Segundo os médicos, Lula está "lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando". Na sexta-feira, 13, inclusive, o presidente surgiu andando pelo hospital em um vídeo publicado em suas redes oficiais para tranquilizar apoiadores.

Para este sábado, não há programação de novos exames de imagem, mas Lula deve ser submetido a exames de sangue.

Quem acompanha o quadro clínico do presidente, que foi submetido a dois procedimentos cirúrgicos ao longo da semana, é a equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.

Após deixar UTI, Lula caminha pelos corredores do hospital:

Saúde de Lula

Lula passou por duas cirurgias nos últimos dias. A primeira, realizada no começo da semana, foi para a drenagem de um hematoma na região frontoparietal, do lado esquerdo da cabeça. A lesão tinha 3 centímetros e foi retirada.

Segundo a equipe médica, a hemorragia intracraniana é decorrente do acidente doméstico sofrido em outubro, quando ele caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e precisou levar pontos na cabeça.

Já a segunda intervenção, feita na quinta-feira, 12, foi um procedimento complementar para evitar possíveis novos sangramentos no local no futuro. O procedimento a que Lula foi submetido é chamado de embolização de artéria meníngea média. 

Por meio de um cateter que chega até a região da cabeça, é injetada uma substância para interromper o fluxo sanguíneo nessa artéria.

Na quinta-feira à noite, um novo boletim médico também informou que Lula passou por novos exames laboratoriais e foi retirado o dreno intracraniano, aplicado na primeira cirurgia, sem intercorrências.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade