Lula passa por cirurgia em São Paulo após hemorragia intracraniana
Presidente foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma, ainda decorrente da queda no banheiro no Alvorada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi operado às pressas em São Paulo na madrugada desta terça-feira, 10, após sentir fortes dores de cabeça. O petista foi transferido no final da noite de Brasília para capital paulista. Uma ressonância magnética constatou hemorragia intracraniana, ainda decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro, quando o chefe do Executivo caiu no banheiro do Palácio da Alvorada.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, "Lula foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências". No momento, ele encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI.
A equipe médica, sob comando do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio, dará coletiva de imprensa nesta manhã, às 9h, para dar mais detalhes sobre o estado de saúde do presidente.
Como foi o acidente doméstico de Lula?
Após retornar de São Paulo, onde cumpriria agenda na campanha do então candidato a prefeito Guilherme Boulos (PSOL), Lula caiu no banheiro do Palácio do Alvorada, em Brasília, no dia 19 de outubro, e precisou cancelar a viagem para a Rússia, para participar da reunião dos Brics. Na época, ele teve traumatismo craniano, levou cinco pontos na região da nuca e foi aconselhado a evitar viagens de avião.
A queda aconteceu quando o presidente estava cortando as unhas, em um momento aparentemente simples. "Eu caí de onde eu nunca deveria ter caído", disse, com humor, durante a gravação para o programa PODK Liberados, no começo do mês passado.
Lula explicou que, ao tentar guardar o estojo de cortar unhas, não conseguiu manter o equilíbrio: "Eu estava sentado. Quando eu fui guardar o estojo [com o kit de cortar unhas], ao invés de eu mexer com o banco, eu mexi só com o corpo. Bom, e aí, o dado concreto é o seguinte, é que não teve mais espaço, ou seja, a minha bunda não levitou, então eu caí e bati com a cabeça."
A batida foi forte o suficiente para causar um sangramento considerável. "Foi uma batida muito forte, saiu muito sangue", relembrou Lula em entrevista à RedeTV!.
"Eu achei que eu tinha rachado o cérebro, rachado o casco, sabe?", continuou, descrevendo o susto imediato que teve. "Eu achei que era uma coisa muito mais grave. A batida mexeu com o cérebro", completou.