Lula quer se reunir com Zelensky em Nova York
Os dois líderes estarão presentes na 78ª Assembleia Geral da ONU
BRASÍLIA, 17 SET - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs uma reunião em Nova York a seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, às margens da 78ª Assembleia Geral da ONU.
O senador Jaques Wagner (PT), que está em Nova York junto com Lula, anunciou neste domingo (17) que a delegação brasileira ofereceu às autoridades ucranianas dois horários para o encontro, nesta segunda (18) ou na terça (19) após o discurso de Lula na abertura da Assembleia.
O mandatário brasileiro deve se reunir na quarta-feira (20) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com quem já teve um encontro em fevereiro na Casa Branca.
As consultas entre brasileiros e ucranianos começaram na semana passada, mas ainda não há nenhuma "certeza" sobre o encontro, disse uma fonte do PT consultada pela ANSA.
Lula e Zelensky tentaram se reunir há quatro meses, durante a Cúpula do G7 no Japão, mas a conversa acabou não ocorrendo, com os dois lados se culpando mutuamente pelo fracasso. No entanto, na última quinta (14), os ministros das Relações Exteriores Mauro Vieira e Dmytro Kuleba dialogaram por telefone.
"Ao tratar dos recentes desdobramentos do conflito naquele país, o chanceler Vieira reiterou a posição brasileira em favor do respeito à integridade territorial da Ucrânia", diz um comunicado divulgado pelo Itamaraty.
Lula defende a paz e um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, tema que deve estar em seu discurso na Assembleia Geral da ONU.
.