Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Marcelo Lima e Alex Manente se enfrentam em São Bernardo, após derrotarem aliada de prefeito e PT

Município localizado na região do Grande ABC terá um segundo turno sem o candidato da sigla

24 out 2024 - 03h11
Compartilhar
Exibir comentários

São Bernardo do Campo, berço político do PT, terá um segundo turno das eleições municipais sem nenhum candidato da sigla. No próximo domingo, 27, os eleitores voltam às urnas para escolher entre o vice-prefeito Marcelo Lima (Podemos) e o deputado federal Alex Manente (Cidadania). O candidato do Podemos liderou a disputa acirrada do primeiro turno com 28,64% dos votos. Manente ficou em segundo lugar com 26,53%, uma diferença de apenas 8.802 votos.

Já o petista Luiz Fernando, candidato apoiado pelo presidente Lula, não conseguiu avançar e ficou em terceiro lugar com 23,09% dos votos. A presença do líder do Executivo era esperada pela campanha do deputado estadual para ajudar a atrair os votos dos eleitores para Fernando, que acabou sendo frustrado pela agenda de Lula. Correligionários afirmaram que a militância petista ficou magoada com Lula, que planejava visitar o município no segundo turno.

Sem a presença do partido na disputa, que também optou pela neutralidade, o presidente focou nas duas cidades que o PT ainda comanda na região do Grande ABC, e onde ainda concorre ao pleito - Mauá e Diadema.

Depois ser derrotado no primeiro turno com a candidatura de sua sobrinha, Flávia Morando (União Brasil), que ficou apenas em quarto na disputa, o atual prefeito Orlando Morando (PSDB) passou a apoiar a candidatura de seu vice, Marcelo Lima, contra Manente. O candidato do Podemos chegou a dizer ao Estadão que não poderia ser apoiado por Orlando no primeiro turno porque não teria "o requisito que ele colocou como prioridade total" que seria "ter o sobrenome dele". A escolha de Flávia intensificou o racha entre partidos de centro-direita no município.

Lima lidera as intenções de voto com 49,7%, de acordo com o último levantamento do instituto Paraná Pesquisas. Manente aparece com 39%. Considerando os votos válidos, ou seja, quando são descartados brancos e nulos, o candidato do Podemos tem 56%, ante 44% do adversário. Manente é o mais rejeitado entre os entrevistados. 47,9% dos eleitores afirmam que não votariam no Manente de jeito nenhum, enquanto Lima tem 38,5% de rejeição.

Manente tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O candidato a vice na chapa, Paulo Chuchu (PL) é vereador e ex-segurança de Eduardo Bolsonaro (PL). Apesar dos apoios, Manente nega ser bolsonarista. Ao Estadão, o candidato afirmou ser de centro-direita e utilizar a aliança para "impossibilitar a volta do PT" na cidade.

Siga o 'Estadão' nas redes sociais:

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade