Melo perde na Justiça suspensão de divulgação de pesquisa feita com formulários de internet; Juliana Brizola avança na amostragem
A AtlasIntel realiza suas pesquisas por meio de formulários na internet, em vez de enviar entrevistadores às ruas para abordar pedestres
A Justiça Eleitoral negou o pedido do candidato à reeleição de Porto Alegre, Sebastião Melo, para suspender divulgação das pesquisas AtlasIntel. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (2). As três edições publicadas até o momento o colocou tecnicamente empatado com Maria do Rosário (PT), com Melo um pouco à frente nas duas pesquisas mais recentes. Além disso, as pesquisas mostram um crescimento da candidata Juliana Brizola.
No pedido, a campanha de Melo alegou falhas na execução da pesquisa e entrou com ação na Justiça Eleitoral. Contudo, o instituto argumentou que a metodologia empregada é "segura e eficiente" e está de acordo com a legislação eleitoral. A AtlasIntel realiza suas pesquisas por meio de formulários na internet, em vez de enviar entrevistadores às ruas para abordar pedestres.
A pesquisa mais recente do instituto sobre o cenário em Porto Alegre é de 30 de setembro, e coloca Sebastião Melo em primeiro, com 32,4%, e Maria do Rosário logo atrás, com 28,9%. Juliana Brizola (PDT), em terceiro, tem 22,7%. No dia 26 de setembro, o AtlasIntel divulgou outro levantamento, em que Melo também aparece na liderança, com 36,5%, seguido por Rosário, com 30,1%.