Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Militares reivindicam aumento salarial de 9% ao Governo Federal, diz jornal

Pedidos foram levados pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, ao Governo Federal, após demanda do alto comando das Forças Armadas

28 ago 2023 - 18h08
(atualizado às 18h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Militares reivindicam aumento salarial de 9% ao Governo Federal, diz jornal
Militares reivindicam aumento salarial de 9% ao Governo Federal, diz jornal
Foto: Agência Pública

Os comandantes das Forças Armadas reivindicam aumento de 9% no salário de militares ao Governo Federal. O esforço é encabeçado pelo chefe do Ministério da Defesa, José Múcio Monteiro, junto ao presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e à equipe econômica do Palácio do Planato. 

A demanda do alto comando militar foi apresentada a Monteiro entre os meses de julho e agosto, segundo publicado pelo jornal Folha de S. Paulo. O ministro, então, se comprometeu a reivindicar o aumento junto ao Governo Federal. 

O Ministério da Defesa argumenta que, como servidores públicos receberam o aumento de 9% no salário, os militares também sejam beneficiados. As Forças Armadas avaliam que praças e suboficiais, principalmente, manifestam insatisfação generalizada com os salários recebidos atualmente.  

Múcio, inclusive, já debateu o aumento dos militares com Lula e Esther Dweck, ministra de Gestão, segundo noticiado. A expectativa é de que o assunto ganhe força durante as discussões sobre o orçamento de 2024, entre setembro e outubro. 

Reforma da Previdência dos militares

Em contrapartida, após a reforma da Previdência dos militares, aprovada em dezembro de 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), oficiais de alta patente turbinaram os salários às vésperas de passarem para a reserva. O caminho para isso foi a realização de cursos de "aperfeiçoamento", que garantiram aumento de rendimentos de 66%.

De janeiro a maio de 2022, por exemplo, 1.559 militares das três Forças Armadas tiveram pagamentos líquidos de mais de R$ 100 mil por mês. Juntos, os profissionais receberam R$ 262,5 milhões, já depois dos descontos, como Imposto de Renda e contribuição para a Previdência dos militares.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade