Ministro das Relações Exteriores faz sua primeira visita oficial ao Paraguai
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, foi recebido nesta sexta-feira pelo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, em sua primeira visita oficial ao Paraguai após assumir o cargo, e conversará com as autoridades locais sobre projetos para impulsionar as relações entre os dois países.
Vieira, que assumiu o cargo em janeiro e ficará no Paraguai por dois dias, manteve uma conversa com Cartes em Mburuvicha Róga, a residência presidencial, na qual também esteve presente o chanceler paraguaio, Eladio Loizaga.
Os dois chanceleres devem se reunir hoje para tratar de temas relativos aos problemas de segurança na fronteira, sobre a construção de uma nova ponte e de uma ferrovia sobre o rio Paraná.
Também não se descarta que os dois analisem a posição paraguaia de agilizar a deportação ou a extradição do ex-prefeito Vilmar Acosta, detido no Brasil e acusado de ser o autor intelectual do duplo assassinato de um jornalista e sua estagiária no ano passado no Paraguai.
Acosta, do Partido Colorado e ex-prefeito da cidade de Ypejhú, próxima da fronteira com o Brasil, foi detido na semana passada na cidade de Caarapó, no Mato Grosso do Sul, depois de passar cinco meses foragido da Justiça paraguaia.
O ex-prefeito é acusado de ser o autor intelectual do assassinato, em outubro, do jornalista Pablo Medina, que averiguava os supostos laços do narcotráfico com a política na região, e de sua estagiária Antonia Almada.
Loizaga se reuniu esta semana com o procurador-geral do Estado, Javier Díaz Verón, para "coordenar as ações" para "submeter Acosta à Justiça do Paraguai".