Ministro do Turismo liga para Janaina Paschoal e se explica
Deputada pediu demissão de Marcelo Álvaro após acusação de colega de partido; ao Terra, ela negou se tratar de condenação prévia do político
Alvo de reportagens sobre candidaturas laranjas desde o começo do ano e agora acusado por uma deputada federal de seu próprio partido de ser autor de ameaça de morte, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio (PSL-MG), ligou para Janaina Paschoal (PSL-SP) para se explicar.
Após a suposta ameaça vir à tona, em entrevista concedida por Alê Silva (PSL-MG) ao jornal Folha de S.Paulo, Paschoal exigiu a demissão do ministro por meio do Twitter. Seu perfil na rede social tem 456 mil seguidores.
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) 13 de abril de 2019
Todo meu apoio à Deputada Federal Alê Silva. E agora, Presidente? O Ministro do Turismo fica? A Deputada Federal eleita também estaria mentindo? Exijo a demissão do Ministro! Não tem que esperar conclusão de inquérito nenhum!
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) 13 de abril de 2019
Telefonei para a Deputada, que não para de chorar! Como é que pode uma situação dessas e o Presidente não tomar providências? Não pode! O afastamento do Ministro não implicará atribuição de culpa, apenas um sinal de que o Presidente se importa com as mulheres de seu partido.
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) 13 de abril de 2019
Apesar de ser deputada estadual, Janaina Paschoal é uma das faces mais visíveis e populares do PSL. Tornou-se conhecida após ser uma das protagonistas do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Foi cotada para ser vice na chapa presidencial de Jair Bolsonaro, mas acabou na Assembleia Legislativa de São Paulo com a maior votação da história – conquistou mais de 2 milhões de eleitores.
“Eu não falei com o Presidente sobre o caso. Falei com o próprio Ministro, que afirma ser inocente. Eu expliquei a ele que não tenho nada contra ele, mas que entendo que a situação fragiliza o governo”, disse a deputada estadual ao Terra.
Ela defende que o político se afaste do cargo enquanto se defende. Frisou que não está acusando Marcelo Álvaro Antônio de nada. “Estando tudo esclarecido, ele voltaria”, diz.
Segundo Janaina Paschoal, foi a primeira vez que teve contato com o ministro. Afirma ter sido uma conversa respeitosa. “Entendo que pode haver um mal entendido nessa história toda, mas não é possível simplesmente ignorar a situação”.
Marcelo Álvaro Antonio afirma se tratar de uma disputa de poder no PSL de Minas Gerais, ao qual Alê Silva também é filiada. O ministro é presidente do partido no Estado. Silva diz ter uma testemunha da ameaça.
Janaína vira alvo
Após de tornar públicas sua posição pelo afastamento do ministro, Janaina Paschoal afirma ter se tornado alvo de mensagens críticas. Ela também publicou o caso no Twitter:
Bom dia, Amados! Desde sábado, venho recebendo mensagens, apontando que eu deveria me limitar ao meu devido lugar. Que eu sou "apenas uma Deputada Estadual". Recebo esses conselhos, humildemente, como todos os demais.
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) 15 de abril de 2019
Só gostaria de lembrar duas coisinhas: 1- Se eu tivesse ficado no meu devido lugar, quando ainda nem era "apenas uma Deputada Estadual", o PT estaria no poder. 2- Os aplausos reiterados levaram Lula à prisão!
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) 15 de abril de 2019
Então, sob as costumeiras pedradas, seguirei trabalhando (como sempre trabalhei) pelos netos de todos! E não faço isso por ser uma Deputada Estadual, faço isso por ser uma cidadã brasileira! Cidadã é o maior título que uma pessoa pode ter. Pensem nisso!
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) 15 de abril de 2019
Perguntada pelo Terra quem são os autores dessas mensagens, respondeu: “São de pessoas não ligadas à politica que se dizem incomodadas com meu procedimento”.