Ministro Fernando Bezerra entrega o cargo em reunião com Dilma
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), deixou efetivamente o cargo nesta terça-feira após se reunir com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, segundo a assessoria de imprensa do ministério. "Acabo de sair de uma boa e agradável conversa com a presidente Dilma. Agradeci a oportunidade de servir ao meu país como ministro", postou em sua conta no Twitter. "Aguardo um comunicado da presidenta Dilma para transmissão de cargo entre hoje e amanhã", completou.
Interinamente, quem assume a pasta é o engenheiro Francisco Teixeira, secretário de Infraestrura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. A conversa entre Dilma e Bezerra ocorreu um dia após o PSB de Eduardo Campos devolver os cargos ocupados ao governo federal. Ele havia levado sua carta de demissão à presidente Dilma Rousseff antes de ela ir a Nova York, onde participou da Assembleia Geral das Nações Unidas. Na ocasião, a presidente pediu para o ministro ficar mais um tempo, enquanto ela resolvia sua substituição.
A saída de Bezerra se dá no contexto do desembarque do PSB, partido do governador de Pernambuco e pré-candidato à presidência Eduardo Campos, do governo federal. Ainda são esperadas as saídas do ministro Leônidas Cristino e dos presidentes da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), além de cargos do terceiro escalão.
Fernando Bezerra está no governo federal desde o início do mandato de Dilma Rousseff. Ele já foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do porto de Suape. Em cargo eletivo, ele foi prefeito de Petrolina (PE), sua cidade natal, por três mandatos – eleito em 1992, 2000 e 2004 -, foi deputado estadual (eleito em 1982) e federal (em 1986 e 1991). Na iniciativa privada, foi superintendente do Curtume Moderno (Petrolina).