Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

MP Eleitoral entra com ação por abuso de poder econômico e político contra candidatos em Palmares do Sul

Vereadores são acusados de desvio de donativos destinados a vítimas de enchente para benefício eleitoral

6 set 2024 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários

Na terça-feira, 3 de setembro, o Ministério Público Eleitoral moveu uma ação judicial contra os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Palmares do Sul, por abuso de poder econômico e político. Ambos os candidatos, que atualmente ocupam cargos de vereadores, foram investigados em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS) realizada em junho deste ano, que apurou desvio de doações destinadas às vítimas de enchente na região.

Foto: MPRS / Porto Alegre 24 horas

Segundo o promotor de Justiça Leonardo dos Santos Rossi, a ação se baseia em provas obtidas nas investigações do GAECO, que revelaram a falsificação de documentos e o desvio dos donativos para fins eleitorais. As investigações mostraram que parte das doações foi distribuída a famílias não afetadas pelas cheias, sem passar oficialmente pela prefeitura, conforme indicam planilhas apreendidas.

Na ação, o promotor afirma que os políticos, ao desviar os donativos, comprometeram a liberdade de voto e a equidade entre os candidatos nas eleições de 2024. A ação solicita a cassação dos registros das candidaturas e a decretação da inelegibilidade dos dois políticos.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade