Nova chefia da Secom demite secretário de imprensa da Presidência
Marqueteiro da campanha de Lula em 2022, Sidônio Palmeira assumirá a Secretaria de Comunicação e começa a mudar a equipe do antecessor Paulo Pimenta
BRASÍLIA - A nova chefia da Secretaria de Comunicação Social (Secom), sob direção do publicitário Sidônio Palmeira, decidiu, nesta quinta-feira, 9, exonerar o secretário de Imprensa da Presidência, José Chrispiniano, como antecipou a Coluna do Estadão. O favorito para ocupar o cargo é o atual secretário de Comunicação Institucional, Laércio Portela.
A demissão acontece em meio às trocas que a Secom fará sob a gestão de Sidônio Palmeira, que substituirá o atual ministro, Paulo Pimenta. O publicitário está há dias na montagem da equipe e despachou já nesta quinta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Uma das principais expectativas sobre as mudanças na secretaria é em relação à equipe de rede social do governo, uma vez que parte de sua indicação é encabeçada pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. A chefe da Secretaria de Estratégia e Redes (Seres) da Secom, Brunna Rosa, também deve ser exonerada. A comunicação de sua saída está prevista para ser feita nesta sexta-feira, 10.
A Seres comanda algumas das principais contas de redes sociais da administração federal, como o perfil SecomVc, que soma 223 mil seguidores no Instagram. Cientista social de formação, Rosa atua na área de comunicação há mais de 15 anos. Trabalhou na campanha de Lula em 2022 e, antes disso, no gabinete do senador Rogério Carvalho (PT-SE) em 2019, entre outras experiências.
Em pronunciamento para anunciar a saída da gestão federal nesta semana, Pimenta disse que a demissão se deu porque o presidente quer um perfil diferente do dele para a chefia da Secom. Ao lado do atual ministro, Sidônio disse na ocasião ser necessário que o Poder Executivo evolua na parte digital da comunicação.
"Tem uma observação também na parte digital. Alguns dizem assim até que é analógico. Acho que a gente precisa evoluir nisso", afirmou o publicitário. "É um segundo tempo que estamos começando, não o primeiro tempo."